Fonte: Autoesporte
Em 2007 o presidente do Brasil era o Lula, o país havia sido confirmado como sede da Copa do Mundo de 2014 e Corona ainda era somente uma cantora brasileira que fez grande sucesso na década anterior. Naquele mesmo ano também era lançada a quarta geração do Mitsubishi Pajero, que manteve o estilo quadradão até hoje.
Demorou quase 14 anos para que o SUV finalmente saísse de linha no Brasil, reduzindo a lista de modelos veteranos que seguem em produção com poucas (ou nenhuma) melhoria no período. A HPE, representante da Mitsubishi no país, vai lançar uma série especial de despedida do modelo limitada a 100 unidades, por R$ 356.990.
Mas não é só aqui que o Pajero Full deixa de ser vendido. A fábrica de Sakahogi (Japão) onde o jipão é produzido, será fechada neste ano para equilibrar as contas da montadora, que vem registrando prejuízo mundial nos últimos anos. Dessa forma o modelo, que já havia saído de linha em seu país de origem em 2019 e era fabricado apenas para exportação, será eliminado de todos os mercados nos quais era oferecido.
O Pajero Full Legend Edition virá somente na opção alongada, com quatro opções de cores de carroceria e duas de interior. Placas alusivas à versão, peças na cor preto brilhante e rodas de 20" exclusivas estão inclusas no pacote de equipamentos, que já somava controle de estabilidade, seis airbags e ar-condicionado digital. Chave presencial, vidros do tipo um-toque e climatizador de duas zonas, porém, nunca foram ofertados no modelo por aqui.
A ficha técnica, porém, denuncia a idade avançada do projeto. O motor 3.2 16V turbodiesel conseguia gerar 200 cv e 44,7 kgfm, mas o câmbio automático de cinco marchas e a tração 4x4 controlada por alavanca eram resquícios de um carro que se manteve à venda nos últimos anos basicamente por conta da paixão de seus clientes mais conservadores — e também pela total ausência de um sucessor direto.
Nos últimos anos houve dezenas de especulações sobre uma nova geração, que poderia inclusive adotar tecnologia híbrida. A Mitsubishi, porém, optou por racionalizar suas operações e focar no desenvolvimento de produtos de maior rentabilidade, como o novo Outlander. Com isso, o Pajero deixa o mercado após 39 anos de história sem um sucessor direto.