Caso foi registrado na DP nesta segunda-feira
Atraído pelo anúncio de um Volkswagen Tiguan, em um site de compras online, um morador de Dois Irmãos acabou negociando com um estelionatário. Enganado, perdeu R$ 70 mil. O fato foi registrado pela vítima, de 47 anos, nesta segunda-feira (17), na Polícia Civil.
De acordo com a polícia, o morador caiu no chamado “golpe do intermediário”. Nele, estelionatários clonam anúncios, principalmente de vendas de veículos, e fazem a intermediação entre o vendedor e o comprador. O objetivo do golpista é receber o pagamento do comprador. Segundo relato da vítima à polícia, o golpista alegou que estava negociando o carro de um primo, que havia feito negócio em um imóvel e precisava de dinheiro. O carro, o Volkswagen Tiguan 2011, estaria em Cerro Largo.
Atrás de informações que confirmassem a versão do suposto intermediador, a vítima contatou um conhecido do dono do automóvel. Segundo o morador, essa pessoa disse que realmente o carro existia e que estava bem conservado. Disse, ainda, que o dono trabalha em uma agência bancária da cidade e que estava construindo. Confirmadas as informações, o morador de Dois Irmãos seguiu com a negociação. Recebeu documentos do carro e, a partir dos dados, localizou o proprietário. Porém, foi informado de que ele havia negociado o carro com o que, até então, se apresentava como intermediador. No fim, a vítima acabaria comprando o carro desse homem.
De ônibus, a vítima seguiu até Cerro Largo, para buscar o veículo, que ainda estava com o suposto primo, dono do carro. A todo tempo, o golpista pedia que ele não falasse sobre valores, alegando que o suposto primo queria recomprar e pagar parcelado, mas ele não aceitaria. Ao chegar à cidade, os dois se encontraram. O morador de Dois Irmãos olhou o carro e, logo na sequência, fez o pagamento de R$ 70 mil, via PIX. O destino seria a conta da esposa do intermediador, que depois faria a transferência do valor ao dono do carro. Porém, isso não se concretizou. Na hora, o proprietário percebeu que o golpista havia enviado um PIX falso. Nenhum deles havia se encontrado pessoalmente com este suposto intermediador.