(Fotos: Divulgação / PMDI)
Na tarde de terça-feira (15), a escola municipal 29 de Setembro (Moinho Velho) inaugurou o seu Lab Maker. Segundo a diretora Daniele Simone Arndt, trata-se de um espaço idealizado há muito tempo e concretizado a muitas mãos. “Que este seja um espaço para pensarmos e projetarmos para nossa escola novos desafios e possibilidades de aprendizagens criativas”, disse ela, emocionada.
Daniele fez questão de destacar que uma das grandes idealizadoras do Lab Maker é a professora Rosmeri Ceconi, atualmente vice-diretora da 29. A secretária de Educação, Denise Maldaner, parabenizou a escola pela iniciativa, o Círculo de Pais e Mestres (CPM) e a Sicredi Pioneira pela parceria, e lembrou do apoio financeiro da administração municipal. “Há muito tempo investimos no ensino e no contato com a informática educativa, com a contratação de professores especializados na área, com capacitação para todos os professores, por meio do Letramento Digital, e estamos próximos de institucionalizar a informática no currículo escolar, beneficiando todos os alunos”, comentou.
O laboratório maker é um espaço compartilhado, onde os estudantes podem colocar em prática ideias e criações partindo do zero, aprendendo por meio do fazer. A expressão ‘maker’, deriva do verbo em inglês ‘make’, que significa ‘fazer’, e a cultura maker é uma metodologia ativa de aprendizagem, tendo como característica promover o protagonismo dos estudantes. Robótica, programação, tecnologia, manuseio de ferramentas e desenvolvimento de projetos são seus principais instrumentos de ação.
O Lab Maker da 29 foi realizado com recursos do projeto elaborado e encaminhado pela direção da escola para o Fundo Social da Sicredi, complementado com recursos de promoções realizadas pelo CPM e com verba do Programa de Autonomia Administrativa e de Gestão Financeira da prefeitura.