Funcionário mais antigo do mundo faz 100 anos, 84 na mesma empresa em Brusque

19/04/2022
Fonte: g1 SC

Fonte: g1 SC

Nesta terça-feira (19), Walter Orthmann, o funcionário mais antigo do mundo, segundo o livro de recordes Guinness Book, completa 100 anos de vida. Em Brusque, no Vale do Itajaí, amigos, familiares e personalidades da cidade se reuniram para homenagear o catarinense. Ele trabalha como vendedor em uma empresa de tecidos há 84 anos.

A empresa onde Walter trabalha realizou um evento para cerca de 700 pessoas para comemorar o centenário do recordista. A festa teve início às 11h. Walter foi contratado em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos. Desde então, viu diversas mudanças. Naquele tempo, a rua da empresa não tinha energia elétrica, assim como a maior parte de Brusque. As estradas não tinham calçamento, e os dias chuvosos eram complicados devido à lama. Nas casas, não havia água encanada e cada um tinha um poço. Além disso, recebeu seu salário em nove moedas diferentes. Ele entrou pela primeira vez para o Guinness Book em 2008, e pela segunda vez em 2018, quando comemorou 80 anos de empresa e 95 de idade.

Antes de ser vendedor na loja, ele trabalhava na roça desde os 12 anos, plantando aipim. Para ir à escola, Walter precisava andar, todos os dias, cerca de 5 quilômetros. Atualmente, ele dirige de carro até a empresa, onde trabalha de segunda a sexta, e tem um smartphone e um tablet na mesa do escritório. “Hoje é muito fácil, resolve tudo com um celular na mão”, diz.

 

Vida simples

Além de ser um profissional dedicado e que não pensa em parar de trabalhar, é também esposo, pai, avô e um homem que se cuida. Em 28 de junho de 1946, seu Walter casou com Alice Koschnik e teve cinco filhos, Sueli, Rosemari, Marli, Valmir e Valter Roberto. Em 1977, ele ficou viúvo e, em 1980, casou-se com Lucia Helena Valle, 32 anos mais jovem que ele. O casal teve três filhos, Tatiana, Sabrina e Marcelo. Seu Walter continua casado e conta que leva uma vida simples, faz exercícios todos os dias e cuida da alimentação.

 

Conselhos

Walter ter algumas recomendações para se viver bem e por bastante tempo. Ele disse que cuida da saúde, fazendo um check-up a cada quatro meses. E recomenda que as pessoas cuidem da alimentação, do sono e do estresse.

Em um momento em que se fala tanto sobre temas como ansiedade, Orthmann reforça que ninguém deveria se preocupar com o dia de amanhã, e sim viver o hoje. “Não fique nervoso, faça tudo rindo. Faça só o que gosta de fazer. Eu gosto de trabalhar aqui na empresa, gostava de viajar (a trabalho), e assim você nem sente o tempo passar. Não tenha inimigos. Peça desculpas. Viva tranquilo. A vida é só uma passagem aqui na Terra, aproveite, faça o que você quiser”, disse Walter.

Pelas manhãs, ele faz exercícios físicos e de respiração. Ele usa um pano para puxar a perna 100 vezes, ainda na cama. Ele também recomendou ingerir menos sal e açúcar.


› Compartilhe

  • Instagram
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

Sentinela – De olhar atento a todos os movimentos (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2022, Todos os direitos reservados Agência Vela