
Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias
O inverno começa na próxima quarta-feira (21) e deve ser marcado, ao menos a partir da segunda metade de julho, pelo fenômeno El Niño. Apesar disso, as baixas temperaturas, já verificadas nos últimos dias, prosseguem no início desta semana. Na maior parte do Estado, o tempo ficou firme, com sol e frio ao longo da segunda-feira (19). São José dos Ausentes marcou -3°C, a menor temperatura do Estado. A partir da noite, no entanto, a chuva retorna, em pancadas, na Campanha, no Litoral Sul e em Uruguaiana.
Na terça-feira (20), a chuva chega a outras regiões, incluindo a Metropolitana. No entanto, segue precipitação isolada, com baixos acumulados. No Norte, o tempo firme predomina, e não há previsão de geadas. Em Dois Irmãos, a temperatura varia de 8°C a 18°C. Na quarta-feira (21), uma nova baixa pressão se forma na costa gaúcha, espalhando a chuva por todo o RS. Pode haver chuva mais volumosa, sobretudo no Oeste e no Norte.
Na primeira metade do inverno, o fenômeno El Niño ainda está mais fraco, mas há possibilidade de mais chuva e temperaturas mais elevadas no fim de julho, agosto e setembro.
Próximos dias – Dois Irmãos
– Terça, dia 20: Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. 8°C / 18°C
– Quarta, dia 21: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. 11°C / 17°C
– Quinta, dia 22: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. 10°C / 17°C
– Sexta, dia 23: Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. 10°C / 18°C