A evolução do bairro Portal da Serra contada por José Pienegonda

19/09/2021
“Parece que o bairro está virando uma minicidade”

“Parece que o bairro está virando uma minicidade”

José Pienegonda é proprietário do Supermercado Pienegonda e reside há 40 anos no bairro Portal da Serra, em Dois Irmãos. Ele conta, enquanto toma um chimarrão, sobre como abriu o mercado e quais as principais mudanças que ele viu durante esses anos na vizinhança.

A família dele era da cidade de Redentor e vivia da agricultura. Como José tinha um problema de saúde, ele não poderia trabalhar na lavoura e por isso decidiu vir para Dois Irmãos em busca de outras oportunidades. Ele veio junto com a esposa, Olga, e os filhos Márcio e Mariele e foram morar em uma casa de madeira, sem nenhum vizinho. “Chegamos aqui no meio dos alemães e não sabíamos falar nem água em alemão, mas conseguimos uma boa convivência”, diz seu José.

Logo que chegou, ele conseguiu um emprego em Novo Hamburgo, no qual trabalhou durante anos até decidir abrir o próprio negócio. Quando a família chegou a Dois Irmãos, no Portal da Serra havia mato, algumas casas e plantação de aipim. José decidiu abrir um mercadinho em 1988 porque não tinha nenhum mercado no bairro, e dessa forma ele ajudaria os moradores a poder fazer suas compras sem precisar se deslocar para fora da região. Atualmente, o mercado São José aumentou de tamanho e é o único em todo o Portal da Serra.

 

Desenvolvimento do bairro

O bairro Portal da Serra foi crescendo com a chegada de pessoas de outras áreas, sendo que a maioria que reside lá veio de fora de Dois Irmãos. “Durante esses anos mudou 100%, porque não tinha ninguém aqui e a maioria é gente que veio de fora. Eu vi a empresa Herval crescer, era mais simples no começo e hoje é uma empresa poderosa”, comenta.

Quando foi construída a Escola Municipal Matheus Grimm, não existia luz em todas as partes do Portal da Serra e um dos locais que tinham era o mercado. Por isso, o secretário da Saúde e o prefeito da época vieram pedir se José concederia luz para a escola, e ele prontamente cooperou. O morador também ajudou na construção da Igreja Católica do bairro.

 

Melhorias no acesso

Um dos problemas estruturais da atualidade, citado por ele, é a falta de um acesso ao Centro que não seja pela BR-116 e alguns fios de luz caídos nas ruas. Tirando esses impasses, para ele é uma satisfação ver o progresso da região e poder viver e ter seu mercado em um bairro em que gosta de morar. “Hoje, o bairro está muito bom, limpo e bem cuidado. Aqui, os vizinhos são tranquilos e os fregueses também são muito legais. Parece que o bairro está virando uma minicidade”, conclui seu José, com satisfação no olhar.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela