Combate de Robôs ocorreu na manhã desta quinta-feira
Iniciativa inédita, o 1º Torneio de Robótica do Projeto Global, de Dois Irmãos, vem movimentando alunos de 3º, 4º e 5º ano. Idealizada pela professora Jaqueline Dieter, a competição visa fazer com que os jovens coloquem em prática o que aprenderam até aqui na Oficina de Robótica.
Na manhã desta quinta-feira (18), 36 alunos de 3º ano, divididos em nove equipes, participaram do Combate de Robôs, com a supervisão e orientação da professora Jaqueline. “Colocamos as peças que poderiam ser utilizadas em uma mesa e, a partir disso, cada equipe selecionou as que poderiam ser úteis. Das 8h às 9h30, se dedicaram à montagem dos robôs, e depois, competiram”, explica a educadora, extremamente satisfeita e orgulhosa do empenho dos alunos. O Combate de Robôs foi uma adaptação do Sumô de Robôs, competição de engenharia/robótica em que dois robôs tentam se empurrar para fora de uma arena circular similar a um dohyo.
Sempre em busca de novidades, Jaqueline destaca que a ideia do torneio, que teve total apoio da direção, também foi muito bem aceita pelos alunos desde o início. “Eles ficaram empolgadíssimos e ansiosos para o torneio”, conta ela, destacando que o próximo objetivo é proporcionar a eles competições e eventos externos de robótica.
Oficina foi implantada em 2013
Professora há 27 anos, Jaqueline implantou a Oficina de Robótica no Projeto Global em 2013. Atualmente todos os 340 alunos, de 6 a 12 anos, participam da atividade.
De acordo com a diretora Lea Henrichsen, a equipe está em busca de recursos para a aquisição de novos materiais, uma vez que os alunos demonstram grande interesse na oficina. “A Oficina de Robótica é algo muito positivo; o futuro é ligado à informática, à robotização”, diz ela, destacando que atividades propostas neste espaço educacional podem despertar o interesse dos jovens por alguma profissão ligada ao assunto.
Atendendo a alunos das três redes de ensino do município, além da Oficina de Robótica, o Global também oferta oficinas de dança, culinária, informática, capoeira, educação física, recreação, raciocínio lógico, ludoteca, alfabetização e arte.
Secretária de Educação elogia iniciativa
Em 2013, quando a Oficina de Robótica foi implantada, a agora Secretária de Educação, Denise Maria Maldaner, era diretora do Global. Orgulhosa, ela elogia a iniciativa do primeiro torneio. “O Projeto Global está de parabéns, pela oficina e pelo campeonato. Isto sim é introduzir cada vez mais a tecnologia no dia a dia do nosso aluno, da sala de aula, da aprendizagem, e também na nossa vida diária, pois muitas coisas são feitas através da robótica e da cultura maker”, destaca a educadora. “É fascinante ver a criatividade dos nossos alunos, é fascinante ver a iniciativa de criar”, completa.
Segundo Denise, o trabalho realizado no Global agrega à cultura maker, que vem sendo implantada nas escolas com o objetivo de fazer com que os alunos interajam cada vez mais com as novas tecnologias.
1° lugar - Rayan Feiten, Enzo de Oliveira Couto, Vitor Artur Lehnen (Carlos Rausch) e Matheus de Oliveira Borba (Matheus Grimm)
2° lugar - Ramona Engerof Escobar, Monique Grigorius, Lara Buttenbender (Carlos Rausch) e Letícia Gil Fonseca (Albano Hansen)
3° lugar - Bruno Weber Goldschmidt (10 de Setembro), Willian Luiz Eckert, Matheus de Oliveira Borba e Laura Seidel Toledo Correa (Mário Sperb)