Nova onda de calor atua sobre o RS e só deve dar trégua no fim do mês

20/01/2022
Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

A chuva do início da semana não foi capaz de amenizar o calorão dos últimos dias, embora tenha reduzido um pouco as temperaturas em algumas regiões do Estado. Mas quem espera uma redução maior dos termômetros vai se decepcionar.

A previsão é de uma sequência de dias muito quentes em todo o Rio Grande do Sul. Conforme Carine Gama, meteorologista da Climatempo, uma nova onda de calor fará com que as temperaturas sejam novamente passíveis de recordes. A meteorologista sinaliza que terça (25) e quarta-feira (26) devem ter as maiores marcas.

– Um bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico impede a passagem de frentes frias mais continentais. Além disso, estamos no período do La Niña, que provoca chuva abaixo da média no Sul. No verão, com máxima incidência solar, temperaturas mais altas e ausência de nebulosidade e chuva, há muita radiação solar, que provoca mais calor – explica Carine.

O Inmet, que já havia emitido um aviso de onda de calor no dia 13 de janeiro, publicou nesta quarta (19) um novo alerta, sinalizando que o fenômeno deve persistir, pelo menos, até segunda-feira (24), com temperaturas 5°C acima da média por um período de três a cinco dias.

De acordo com Rogério Rezende, meteorologista do instituto, o calor persiste e a tendência é de que o fenômeno ainda se prolongue pela próxima semana.

– A temperatura deve se manter na casa dos 40°C, 41°C em linhas gerais em todo o Rio Grande do Sul, principalmente na faixa mais a Oeste. Com exceção do Litoral, por conta da influência do oceano e da Lagoa dos Patos, que têm função termorreguladora, o que não quer dizer que não possam ocorrer temperaturas bem elevadas – alerta Rezende.

O calor deve amenizar somente no fim do mês. Os dados do Inmet ainda indicam condições extremas, pelo menos, até o dia 25. De acordo com a Climatempo, entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, haverá uma queda de temperatura, principalmente no Leste, no Litoral e em Porto Alegre, onde as temperaturas podem ficar abaixo dos 30°C. Já na Fronteira Oeste, onde comumente são registradas as temperaturas mais altas do Estado, os termômetros devem sair da média dos 40°C para os 33°C.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • Instagram

COLUNAS

Melhor seguir filtrando

Melhor seguir filtrando

Pitter Ellwanger   01/07/2022

Playlist #48

Playlist #48

Pitter Ellwanger   01/07/2022

FOTOS DO DIA

Sentinela – De olhar atento a todos os movimentos (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2022, Todos os direitos reservados Agência Vela