Fonte: Autoesporte / Fotos: Divulgação
O Renault Kardian acaba de ter os preços divulgados. O SUV compacto chega às lojas em março e vai custar a partir de R$ 112.790. Inicialmente, haverá as versões Evolution e Techno, além da configuração de lançamento Premiere Edition. O modelo deve chegar às concessionárias no dia 19 de março e será concorrente direto de Fiat Pulse e Volkswagen Nivus, integrando a categoria dos SUVs compactos.
Versões e equipamentos
Evolution (R$ 112.790) – faróis de LED, barras de teto funcionais, rodas de ferro de 16 polegadas com calotas, airbags laterais e de cortina, assistente de partida em rampa, controlador e limitador de velocidade, sensores de estacionamento e câmera de ré, quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, paddle-shift, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, retovisores elétricos e ar-condicionado digital;
Techno (R$ 122.990) – mesmos equipamentos da Evolution mais console elevado com apoio de braço, painel com revestimento macio, frenagem automática de emergência, freio de estacionamento elétrico e rodas de 17 polegadas bíton. Opcionalmente, há pintura de duas cores;
Premiere Edition (R$ 132.790) – mesmos equipamentos da Techno mais controlador de velocidade adaptativo, alertas de distância segura e de ponto cego, câmera multiview, sensor de estacionamento frontal, acendimento automático dos faróis, carregador de celular por indução, rodas de 17 polegadas diamantadas e escurecidas, faróis de neblina e pintura de duas cores.
Quando a pré-venda começa?
A pré-venda do Kardian foi aberta às 15h de segunda-feira (19), com disponibilidade de compra do pacote R Pass. Em lote único, a pré-venda exige entrada de R$ 1.000 para garantir a reserva e entrega prioritária do carro, além de garantir o modelo pelo preço de lançamento. A pré-venda para o público geral está disponível desde terça (20).
Como é o Kardian
Compacto, o SUV tem 4,11 metros de comprimento, 2,60 metros de entre-eixos, 1,77 metro de largura e 1,54 metro de altura, e seu porta-malas acomoda até 410 litros. Essas medidas colocam o lançamento da Renault em vantagem com relação ao Pulse e Nivus, já que ganha no entre-eixos - são 2,60 m contra 2,53 m e 2,57 m, respectivamente.
Com proposta diferente de Duster e Captur, o mais novo SUV francês possui faróis dianteiros mais estreitos e rentes ao capô. Sua grade dianteira é diferente da já apresentada nos outros utilitários da marca, com diamond shape, além de apresentar o novo logo da fabricante, que já foi utilizado para compor o design do Megane E-Tech.
A cabine interna oferecerá em todas as configurações painel de instrumentos digital de 7 polegadas e central multimídia de 8 polegadas com conexão de Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Quanto ao acabamento, porém, apenas o modelo de topo terá acabamento em couro sintético, deixando as outras versões com o acabamento em tecido.
Outros itens envolvem console central elevado, câmbio e-shifter e freio de estacionamento eletrônico, multi-sense com ambiente lighting, controle de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, câmera multiview, alerta de ponto cego e seis airbags.
Motorização
Até o momento, a única opção de motorização para todas as versões é o estreante conjunto com motor 1.0 turbo TCe com injeção direta de combustível e acoplado ao câmbio automatizado EDC de dupla embreagem com seis marchas. Quanto ao desempenho, a fabricante destaca que essa configuração entrega 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol; o desempenho do motor abastecido a gasolina não foi revelado.
É importante destacar, que durante o evento global de apresentação do SUV, que aconteceu em outubro de 2023, o presidente da fabricante francesa para a América Latina, Luiz Fernando Pedrucci não descartou a possibilidade de que o Kardian poderá ser lançado também com motor 1.6. Entretanto, não se deve esperar que esse conjunto mecânico equipe versões do Kardian por hora. Essa configuração já é conhecida, pois já equipou Logan e Sandero, e atualmente é possível encontrá-la em Oroch e Duster. Com rendimento de 120 cv de potência e 16,2 kgfm de torque, o conjunto mecânico poderá ser aplicado em versões mais simples do modelo, para concorrer diretamente com o Fiat Pulse 1.3 aspirado flex.
A colocação do Kardian no mercado
É importante destacar, que a Renault já anunciou que terá um SUV acima do Duster desenvolvido sob a mesma plataforma do Kardian. A medida da empresa é um reflexo da popularização dos SUVs no mercado, considerando que Duster e Captur (que já saiu de linha) não conseguiram fazer frente aos concorrentes e apresentar um bom número de emplacamentos.
Dessa forma, a Renault não só quer incomodar a Fiat e a Volkswagen, mas também atingir uma parte do público que investe em SUVs como o Jeep Renegade e o Hyundai Creta em suas versões de entrada.