
(Foto: Divulgação / PMDI)
A Secretaria da Saúde informou na quarta-feira (19) que foi confirmado o primeiro caso de dengue em Dois Irmãos em 2025. O caso positivado é de uma moradora do Centro, que já não apresenta sintomas. Segundo a Vigilância em Saúde, é um caso autóctone, ou seja, contraído no próprio município.
A Secretaria da Saúde destaca os principais sintomas da dengue e a importância da procura pelo serviço de saúde em casos de suspeita.
– O atendimento inicial e rápido é fundamental para o diagnóstico ágil e para o tratamento imediato. Entre os principais, estão: febre alta, dores musculares intensas, mal-estar, dor no fundo dos olhos e manchas avermelhadas no corpo. No ano passado, a administração municipal adquiriu testes rápidos para detecção imediata de dengue, visando identificar rapidamente os casos positivos da doença, permitir o levantamento epidemiológico mais preciso e o manejo adequado da dengue. Pacientes com sintomas suspeitos de dengue devem ir na sua Unidades Básica de Saúde de referência, onde as equipes estão preparadas para o acolhimento e diagnóstico. Os pacientes que apresentam quadro clínico dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e no período adequado para o teste rápido, recebem a prescrição para realizá-lo no serviço de Vigilância Epidemiológica de Dois Irmãos – informa a nota divulgada pela pasta.
No início do mês, a equipe da Vigilância em Saúde de Dois Irmãos fez um alerta para o alto índice de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti encontrado no município, no Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado durante o mês de janeiro. A chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Amanda Hoppen, reforça o apelo para toda a população eliminar focos de água parada.
– Cada morador deve revisar sua casa, principalmente, o pátio, e descartar corretamente materiais que possam acumular água, o que faz muita diferença no combate ao mosquito – explica Amanda.
De acordo com o painel da Secretaria Estadual da Saúde, Dois Irmãos possui, além do caso confirmado, outros 13 em investigação e quatro já descartados.