Feevale preparada para realizar diagnóstico laboratorial de COVID-19

20/03/2020
(Foto: Divulgação / Feevale)

(Foto: Divulgação / Feevale)

A Universidade Feevale, por meio de sua estrutura de laboratórios e profissionais da área da Saúde, está preparada para realizar os exames de diagnóstico do novo Coronavírus SARS-CoV-2 em parceria com os municípios.  Nesse sentido, estão sendo feitas tratativas com prefeituras da região. As amostras deverão ser encaminhadas pelas secretarias de Saúde dos municípios ao Laboratório de Microbiologia Molecular, cuja metodologia diagnóstica segue o protocolo estabelecido pela Organização Mundial da Saúde, idêntico ao utilizado nos laboratórios oficiais. 
Esta é uma ação calcada na solidariedade e que tem o objetivo de apoiar as comunidades, além de desafogar os laboratórios oficiais, uma vez que todos as amostras de casos suspeitos de Coronavírus no Estado do Rio Grande do Sul são encaminhados para um único laboratório de referência. A partir desta parceria com os municípios da região, será possível ampliar a capacidade de testes no Vale do Sinos e nas áreas próximas. “Nesse sentido, a Universidade Feevale se engaja com a comunidade e dá uma resposta tecnológica de apoio às municipalidades que, com a possibilidade de obterem diagnósticos mais rapidamente, poderão direcionar as políticas públicas de contingenciamento e enfrentamento da pandemia”, afirma o reitor, Cleber Prodanov.
Conforme o diretor do Instituto de Ciências da Saúde da Instituição, Cesar Augusto Teixeira, em um momento delicado, compete à Feevale apoiar os municípios da região em que ela está inserida. “Temos recursos humanos e tecnologia para auxiliar nesse processo. Com esta ação, estamos somando esforços para auxiliar os municípios a fim de que eles possam tomar as medidas necessárias para o enfrentamento dessa pandemia, que afeta a todos nós”, diz. 


Como funcionará 
A universidade não será posto de coleta. Todas as amostras serão coletadas nos espaços de saúde dos municípios, conforme recomendações do Ministério da Saúde. Após as amostras serem encaminhados pelas prefeituras parceiras, os testes serão realizados no Laboratório de Microbiologia Biologia Molecular da Instituição. Para efetuar o exame diagnóstico, é necessário um kit, que será adquirido pelas prefeituras. A partir desse kit, a Feevale, com seus profissionais e infraestrutura, poderá realizar os exames – serão feitos tantos testes quantos kits forem adquiridos. “Este é o mesmo teste feito pela rede pública, seguindo o protocolo estabelecido pela Organização Mundial da Saúde”, explica o professor do mestrado em Virologia, Fernando Spilki.
Para os testes, serão coletadas amostras de secreção respiratória dos pacientes que têm suspeita de estarem infectados. Os resultados ficarão prontos entre 24h e 48h, e o Laboratório tem capacidade inicial de testar 50 amostras por dia. “Esses diagnósticos serão possíveis mediante parceria estabelecida entre o mestrado em Virologia da Feevale e a Rede-Vírus, bem como o recebimento de controles positivos enviados pela Universidade de São Paulo”, conclui.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela