Prefeita falou sobre os 29 anos de emancipação de Morro Reuter (Foto: Divulgação / PMMR)
O município de Morro Reuter completa 29 anos de emancipação neste sábado, dia 20 de março. Confira a seguir uma entrevista com a prefeita Carla Chamorro, falando sobre assuntos como saúde, educação, economia e desenvolvimento, em um ano de grandes desafios em razão da pandemia de coronavírus.
Como vê Morro Reuter hoje, aos 29 anos de emancipação?
Prefeita Carla – Vejo Morro Reuter como um município pujante, em desenvolvimento, que tem um grande potencial turístico, abençoado por uma geografia que valoriza as suas belezas naturais. Tem, em sua gente, homens e mulheres trabalhadores, que acolhem, com muito carinho, quem por aqui passa e se encanta com a nossa gastronomia e com o cuidado que temos com a nossa cidade.
O que os moradores podem esperar dos próximos anos da sua gestão?
Prefeita Carla – Trabalho, trabalho, trabalho. Temos um plano de governo que intenciona contemplar as diferentes áreas que constituem a administração pública e, para isso, contamos com a participação de toda a comunidade. Além disso, queremos continuar fortalecendo as parcerias que construímos nos primeiros quatro anos, com os governos federal e estadual, buscando recursos para realizar várias obras.
Qual o maior desafio deste segundo mandato?
Prefeita Carla – Superar a pandemia, buscando o reequilíbrio econômico do município, apoiando o comércio local, auxiliando as empresas existentes no município e incentivando a instalação de novos empreendimentos.
Há um ano, a pandemia vem desafiando administrações. Em Morro Reuter, como avalia:
SAÚDE
Prefeita Carla – Investimos muito na saúde. Concluímos o ano de 2020 investindo um total de R$ 6.298.63,68 nesta área. Em função da pandemia, estamos testando todos os que apresentam sintomas gripais, ampliando a jornada dos profissionais no Centro Covid, além de adquirir mais medicamentos e equipamentos para atender com qualidade a comunidade.
EDUCAÇÃO
Prefeita Carla – Conseguimos zerar a lista de espera de vaga na Educação Infantil. Hoje temos vaga para a faixa etária de zero a cinco anos em todas as escolas de educação infantil, ação essa que dá segurança às famílias morro-reutenses. Além disso, investimos na formação continuada dos professores, na infraestrutura das escolas bem como na aquisição de equipamentos para todas as unidades escolares.
ECONOMIA
Prefeita Carla – A crise desencadeada pela Covid-19 abalou, economicamente, o país todo e, consequentemente, nosso município. Vivemos tempos difíceis e desejamos, veementemente, que isso tudo passe e que as pessoas possam retomar seus trabalhos, fazendo girar a roda da economia no município.
Como tem visto a participação das mulheres na política da cidade?
Prefeita Carla – A participação das mulheres na política da cidade tem uma representação muito tímida. Ainda há pouca manifestação da mulher morro-reutense no cenário político. Como professora, depois como vereadora e, agora, como prefeita, sempre estive engajada com as questões sociais do município e tive ao meu lado grandes mulheres nessa luta. Todavia, quando se trata de participar de movimentos aliados a questões mais políticas, a persuasão pela participação feminina passa a não ter a mesma eficácia.
Segunda mulher a ocupar o cargo de prefeita, qual legado quer deixar para Morro Reuter?
Prefeita Carla – Que, independentemente do gestor ser homem ou mulher, tem um grande compromisso com a comunidade: o de tomar decisões pensando no coletivo, respeitando os direitos individuais, contando com a participação de quem vive o cotidiano do município. Muito foi feito nos nossos primeiros quatro anos de administração, mas ainda temos muito por fazer. Estamos vivendo um cenário muito pesado, de muita tristeza e insegurança. Porém, precisamos construir esperanças, com sentimentos positivos, apoiando-nos na família, no trabalho que engrandece o município. Este será o meu legado: de que juntos, com sentimento de pertencimento, estamos construindo uma Morro Reuter melhor de se viver.