Médicos reforçam alerta e pedem a cooperação da comunidade

20/03/2021
(Foto: Divulgação / PMDI)

(Foto: Divulgação / PMDI)

– Estamos vivendo uma situação nada confortável. Pedimos a cooperação de todos para que esse momento passe e que a gente possa sair dele da melhor forma possível – diz a ginecologista Maristane Strada, coordenadora de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Secretaria de Saúde de Dois Irmãos.

Na quarta-feira (17), a prefeitura divulgou nas redes sociais um vídeo em que ela e o colega cardiologista Antônio Satyro falam sobre o momento mais crítico da pandemia do coronavírus. Em Dois Irmãos, no período de um ano, são mais de 2,3 mil infectados e 35 óbitos, de acordo com os registros confirmados.

– Todos nós estamos cansados: cansados da doença, cansados do isolamento, com profissionais da saúde exauridos pela tristeza de perder entes e colegas. Mas não é momento da gente desistir; é momento da gente se unir e seguir em frente, porque essa batalha da Covid não depende só dos profissionais da saúde, ela depende de todos nós. A gente precisa se vacinar, a gente precisa se engajar, pois esse é um compromisso social de cada indivíduo em proteger a sua saúde e a saúde do outro. Para isso, temos que investir no isolamento, investir na vacina, investir em lavar as mãos e no uso da máscara. O cuidado consigo e com o outro é a única maneira que temos de nos proteger neste momento em que não temos leitos, não temos mais UTIs e estamos no improviso, com todo mundo fazendo o que pode para conseguir atender as pessoas. Mas sabemos que, no improviso, a gente não vai muito tempo, por isso precisamos da cooperação de todas as pessoas – reforça Maristane.

 

Pessoas estão sofrendo mais com variante do vírus

O cardiologista Satyro, que atua em duas UTIs na região, chama atenção para a força e o perigo da variante P.1 do vírus.

– Essa mutação é praticamente como se fosse uma nova Covid. Os relatos do processo inflamatório pulmonar são de três vezes maior do que no ano passado. Realmente, é como se fosse outra doença. Tem uma transmissibilidade maior, é uma doença mais arrastada, as pessoas estão sofrendo mais, semanas e semanas, alguns com situações de trombose. Mais do que nunca, precisamos ter um pouco mais de paciência, de calma e tranquilidade. Queremos que todos realmente levem a sério o momento, que não se aglomerem e não desdenhem desta doença que está nos causando muita tristeza, muita dor e muitas perdas – diz o médico.

Ele reitera que o cenário atual é o mais sombrio desde o início da pandemia e destaca a importância dos protocolos de higiene e distanciamento.

– Estamos enfrentando os piores momentos desde março do ano passado, e a nossa preocupação continua sendo a preservação da saúde da população. Estamos vendo, muito preocupados, que as pessoas estão relaxando com as medidas de prevenção. É importante que a população leve a sério e procure informações reais, não ‘fakes’. As medidas protetivas são fundamentais, sempre relembrando que não temos, infelizmente, medicamentos que matem o vírus. Até ano passado, se acreditou que poderíamos ter, mas sabemos agora que não. Por isso, a gente tem que investir exatamente na prevenção. Sabemos que é difícil, e mais do que nunca precisamos de uma união maior para poder vencer esta etapa – conclui Satyro.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela