Prefeita Carla e seu vice Airton Bohn com o artista plástico Flávio Scholles, que doou uma de suas obras para o Receptivo Turístico do Belvedere
Carla Cristine Wittmann Chamorro está no seu segundo mandato como prefeita de Morro Reuter. Também foi vereadora, secretária de Educação e Cultura em Morro Reuter, secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo em Picada Café e professora na rede estadual. A veia política vem de família. Seu pai, Apolônio Wittmann, falecido recentemente aos 83 anos, foi vereador por dois mandatos no município.
Em entrevista ao Jornal Dois Irmãos, Carla falou sobre o momento vivido por Morro Reuter ao completar 31 anos de emancipação (20 de março) e o que esperar dos próximos anos.
Como analisa Morro Reuter aos 31 anos de emancipação?
Prefeita Carla – Morro Reuter é um município lindo, pujante, em desenvolvimento. Tem um grande potencial turístico e é abençoado por uma geografia que valoriza as suas belezas naturais. O povo morro-reutense compõe-se de homens e mulheres trabalhadores, que acolhem, como muito carinho, os visitantes. Também é grande atrativo sua gastronomia, que atrai turistas do Brasil todo.
Em que o município ainda pode se desenvolver e prosperar nos próximos anos?
Prefeita Carla – Morro Reuter tem grande potencial de seguir se desenvolvendo econômica e socialmente de forma sustentável. A administração municipal trabalha investindo no presente atenta ao futuro. Formamos uma boa base de ensino que é a essência do desenvolvimento pessoal e social. Atraímos investidores que hoje enxergam Morro Reuter como uma terra promissora para seus negócios. Investimos em um plano diretor visando atender a esse crescimento ordenado do município. Morro Reuter hoje é um município que prospecta para o futuro.
Como surgiu seu interesse pela política?
Prefeita Carla – Meu interesse deu-se de forma espontânea, visto que minha proximidade com a administração pública municipal iniciou em 1993, quando assumi a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Morro Reuter. Mas sempre fui incentivada e encorajada pela minha mãe. Acabei tomando gosto pela política porque me vejo em compromisso com a comunidade. Gosto de trabalhar com o povo, buscando atender as suas expectativas. Gosto de estar com as pessoas. Aprecio criar e desenvolver projetos, tomando decisões pensando no coletivo, respeitando os direitos individuais, contando com a participação de quem vive o cotidiano do município.
Qual foi a influência do pai, vereador por dois mandatos?
Prefeita Carla – Penso que tanto eu quanto meu pai herdamos do meu avô José Wittmann a sensibilidade de ouvir e ajudar as pessoas. Meu pai, no início, não concordava com a ideia de eu concorrer ao cargo de prefeita, pois sabia que se eu assumisse viveria intensamente esse cargo. Todavia, à medida que foi acompanhando o meu trabalho como prefeita, no primeiro mandato, foi se tranquilizando, incentivando-me muito à reeleição. Tenho certeza de que ele tinha muito orgulho de mim.
Após concluir o segundo mandato de prefeita, pensa em concorrer a deputada?
Prefeita Carla – Não pretendo concorrer, pois me realizo mais na área executiva e não legislativa. Foram, até agora, seis anos intensos, de muito trabalho como prefeita (dedicação quase que exclusiva), pois gosto de acompanhar cada ação desenvolvida em cada secretaria. Carrego comigo nosso Plano de Governo e, frequentemente, faço um check list, na intenção de atender todas as metas. Atendo sempre a todos! Mas também foram seis anos de muitas aprendizagens, alegrias e realizações!
Gostaria de deixar uma mensagem aos morro-reutenses?
Prefeita Carla – Comemoramos o aniversário do município muito felizes sabendo que cada morador e investidor que tem aqui o seu negócio faz parte de nosso crescimento ao longo dos anos. Desejamos que todos venham comemorar conosco e usufruir da programação que preparamos com muito carinho para esse aniversário. Morro Reuter está de aniversário e a festa é para todos nós, a festa é nossa!
(Foto: Divulgação / PMMR)