Seleção Gaúcha estreia hoje, contra o estado de Goiás (Fotos: Divulgação)
Destaque no voleibol, a dois-irmonense Juana Trentin Mombach, de 16 anos, chamou a atenção do técnico Pablo Martin e foi convocada para integrar a Seleção Gaúcha que disputa o Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-18 Feminino- Divisão Especial. A competição iniciou nesta terça-feira (19) e segue até domingo (24), em Maringá, no Paraná.
Filha dos professores de Educação Física Juliana Trentin e Astério Mombach, Juana é atleta da Sociedade Recreativa Mampituba, de Criciúma (SC), e faz a sua estreia no Brasileiro de Seleções. “Fiquei lisonjeada em saber que os técnicos confiaram em mim para jogar pela seleção”, diz ela, reconhecendo o alto nível do campeonato. “Os times são muito fortes, mas as expectativas são altas. Estou bem animada para jogar contra meninas que já atuaram pela base da Seleção Brasileira”, comenta a jovem, que vai jogar como ponteira na competição.
A Seleção Gaúcha está na chave B, com Paraná, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso. O primeiro jogo das gaúchas está marcado para as 16h desta quarta (20), contra Goiás. Na chave A estão Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Pernambuco.
Astério destaca o orgulho ao ver a filha e as colegas de equipe buscando os seus sonhos e conquistando o seu espaço na Seleção Gaúcha. “Depois de várias etapas de treinamentos e cortes, de 60 meninas de todas as equipes do Estado, elas ficaram entre as 12 melhores para representar o Rio Grande do Sul neste evento famoso do calendário da Confederação Brasileira de Voleibol”, reforça.
Juana joga desde os 7 anos de idade
Juana começou a jogar vôlei aos 7 anos de idade, na Set Point Voleibol, em Dois Irmãos. Em 2020, passou a defender a Sociedade Ginástica, de Novo Hamburgo, e há cerca de um ano joga na Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma, na posição de líbero.
Segundo Astério, a filha é muito focada e enxerga o voleibol não apenas como um esporte, mas também como um meio de desenvolvimento pessoal.