(Foto: Divulgação / Câmara)
A Câmara de Vereadores de Dois Irmãos aprovou na sessão desta segunda-feira (17), por unanimidade, o projeto de Lei 34/2023, encaminhado pela prefeitura em regime de urgência. O documento autoriza concessão de subvenção para a Liga Dois-irmonense de Futebol de Salão no valor de até R$ 66 mil. O recurso será para custeio de despesas relacionadas a arbitragem de jogos, segurança dos locais e premiação das competições que acontecerão de maio a dezembro, conforme plano de trabalho apresentado pela entidade.
– Estão previstos campeonatos municipais de futsal da 1ª e 2º divisões, veterano, master e feminino. Tais competições envolvem em torno de 1.000 atletas, distribuídos em mais de uma dezena de equipes, em torno de 180 jogos e necessitam, para serem realizados, de 20 árbitros, economatos (7), segurança (10) aos atletas e público, profissionais de limpeza e toda uma estrutura de locais e espaços – destaca a justificativa do projeto.
O vereador Darlei Kaufmann (PSB) destacou a importância dos eventos esportivos e de entidades como a LIFUSA. Também aproveitou o momento para cobrar do Poder Executivo mais ações em relação ao futebol amador.
– O futebol não pode ser visto como gasto para o município, e esta é uma ideia que muitas vezes é difícil de vender ao poder público. Tem um impacto positivo que vai além do espetáculo, sem falar nos demais benefícios a nossa saúde, nos benefícios imensuráveis nas questões sociais. De certa forma, como legislador e integrante do poder público, me sinto responsável por não termos uma política pública mais eficiente para o futebol amador aqui da cidade. Vejo o futebol hoje, com exceção do futsal, sendo tratado de forma improvisada, sem estrutura. Faz falta o campo do SESI, faz muita falta um ginásio poliesportivo – afirmou.
Ele entende que é preciso um novo olhar para a modalidade.
– A questão do futebol 11 e do futebol 7 está muito longe de ser considerada ideal. Hoje estamos nas mãos de clubes que têm campo, e eles naturalmente priorizam os cuidados com o gramado, a copa, o lucro; e eles estão certos. Mas, com isso, muitas vezes o futebol fica em segundo plano. Coisas que raramente iam acontecer se tivéssemos um campo para o futebol 7 e 11. Acho que precisamos de um novo olhar, os dirigentes também cansam, e o que já não está bom corre o risco de piorar e até acabar – concluiu Darlei.
Mobilidade urbana
Também foi aprovado por unanimidade o requerimento 32/2023, apresentado por Darlei Kaufmann (PSB), Paulinho Gehrke (PP), Ramon Arnold (PP) e Sergio Kroetz (PP). O documento requer que seja constituída Comissão Especial com o propósito de acompanhar e propor melhorias em relação ao Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Dois Irmãos, aprovado em 2019, bem como trazer ao Poder Executivo, de maneira compilada, propostas de aplicação prática imediata para a mobilidade urbana no que tange infraestrutura, legislação, sinalização e práticas executivas. O prazo de vigência da Comissão a ser criada deverá ser até dia 31 de outubro de 2023, podendo ser prorrogado em caso de necessidade.
– Muitos dos nossos pedidos nesta casa envolvem a mobilidade urbana. Chegou a hora de mudarmos um pouco a forma de lidar com o assunto. E a forma vai ser criar esta comissão e os grupos específicos de trabalho para algumas pautas – comenta Ramon.
Associação do Navegantes
Paulino Renz (PDT) fez pedido ao prefeito Jerri Meneghetti sobre a situação da Associação de Moradores do bairro Navegantes, cuja sede permanece fechada.
– Acho que no ano que vem é capaz de ele ir no bairro Navegantes prometer abrir o Centro Comunitário de novo. Muito tempo atrás ouvi falar que ia ser reaberto, mas não vieram falar mais nada, e o povo do Navegantes está clamando pela reabertura – reclamou.
Ederson Bueno (MDB) disse que vai retomar o assunto:
– No ano passado a gente conversou bastante sobre isso, levei a demanda ao município, estivemos visitando o local e, até onde eu acompanhei, já havia sido solicitado o PPCI para o Corpo de Bombeiros para que se fizesse a liberação. O local ficou fechado durante muito tempo, e por esse motivo acabou se deteriorando, então tem que ser feita uma reforma e o projeto já está pronto. Vou voltar a conversar com o Executivo sobre esse tema.