Dois Irmãos tem 23 bens tombados como patrimônio histórico e cultural

20/08/2021
Ponte de Pedra (Foto: Foto Enio)

Ponte de Pedra (Foto: Foto Enio)

No dia 17 de agosto foi comemorado o Dia do Patrimônio Histórico e Cultural. Em Dois Irmãos, atualmente existem 23 locais tombados e 39 de interesse. A maioria dos imóveis fica na Avenida São Miguel, no Centro, e são casas de antigas famílias de descendência alemã. Em entrevista para o Jornal Dois Irmãos, a presidente Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, Thaís Backes Klein, falou sobre a importância da sua preservação:

 

Qual o cuidado que o município tem em relação aos locais tombados?

Thaís – Os bens imóveis tombados, quando conservados pelos seus responsáveis, contam com a isenção dos impostos territorial, rural e predial urbano. Já os bens tombados públicos mantidos pela administração municipal, durante o ano todo são bem cuidados, tanto na limpeza quanto na preservação da parte interna e externa. O município também realiza durante o ano atividades de educação patrimonial, muitas delas acontecem no Museu Histórico Municipal, um importante bem tomado da cidade. Inclusive, está sendo executado o projeto de Restauro do Museu, uma ação muito importante de preservação do patrimônio cultural. Dois Irmãos têm um Conselho e um Fundo Municipal de Patrimônio que se encontram mensalmente para discutir e agir em prol da preservação do patrimônio na cidade.

 

Qual a importância de manter viva a história de um município?

Thaís – Manter viva a história de um município é manter viva a identidade de quem ali viveu e vive, é uma maneira de respeitar e homenagear a luta das pessoas que ajudaram a construir a cidade. Olhar para o passado é uma forma de aprender a valorizar o presente.

 

Quais são os três locais tombados que em sua opinião são mais marcantes em relação à história de Dois Irmãos?

Thaís – Acredito ser a Ponte de Pedra, o Moinho Collet e o Museu Histórico Municipal.

 

 

Ponte de Pedra

A Ponte de Pedra foi construída em 1855 sobre o arroio Feitoria, transformando-se em uma importante ligação da Picada Dois Irmãos para Hamburgo Velho, constituído um entreposto comercial e que permitia a comunicação com São Leopoldo e a capital da Província, Porto Alegre.

 

Moinho Collet

O Moinho Collet foi construído em 1854 e mantém o seu antigo maquinário, de grande valor histórico. Nele eram produzidos extração de óleo de amendoim, farinha e mais tarde, beneficiamento de arroz.

 

Museu Histórico

A antiga casa Kieling teria sido construída por um senhor de sobrenome Weimann, de São Leopoldo, na primeira metade do século XIX. O imóvel permaneceu com os herdeiros Kieling até o ano de 1985, quando da aquisição do poder público municipal com a finalidade de instalar ali o Museu Histórico Municipal.

 

 

Lista de bens tombados

Armazém Sander (Centro)

Casa Arno Saueressig (Centro)

Casa Auler (União)

Casa Dienstmann (União)

Casa Ellwanger (Floresta)

Casa Engelmann (União)

Casa Kolling 01 (Centro)

Casa Kolling 02 (Centro)

Casa Konrath (Centro)

Casa Pastoral (Centro)

Casa Pastoral e Igreja (Centro)

Casa Professor Matheus Grimm (Centro)

Casa Soine (União)

Casa Wendling (Centro)

Cemitério e Igreja Evangélica (Centro)

Cemitério Evangélico (Travessão Rübenich)

Colégio Imaculada Conceição (Centro)

Igreja Matriz de São Miguel (Centro)

Moinho Collet (Beira Rio)

Museu Histórico Municipal (União)

Ponte de Pedra (Beira Rio)

Salão Sander (Centro)

Serraria Becker (Vila Rosa)

 

(Reportagem de Giordanna Benkenstein Vallejos)


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela