Espada que pode ser das Cruzadas e ter mais de 900 anos é encontrada no mar em Israel

20/10/2021
Fonte: g1

Fonte: g1

Um mergulhador amador encontrou no Mar Mediterrâneo, em Israel, uma espada que pode ter mais de 900 anos e ser da época das Cruzadas. Ela será limpa e restaurada por especialistas e, depois, ficará exposta. Acredita-se que a espada pertenceu a um cruzado que navegou para a Terra Santa há quase um milênio, afirmou a Autoridade de Antiguidades de Israel na segunda-feira (18).

As cruzadas foram grandes expedições militares organizadas por potências cristãs da época com o objetivo de reconquistar territórios no Oriente Médio. A espada está incrustada por organismos marinhos, mas o mergulhador conseguiu reconhecer o formato da lâmina e do cabo após uma corrente subterrânea retirar parte da areia que a cobria. Segundo a Autoridade de Antiguidades de Israel, o mergulhador estava em um mergulho de fim de semana no sábado (16) e também encontrou outros artefatos antigos, como âncoras e cerâmicas. Temendo que sua descoberta pudesse sumir com as correntes marítimas, ele pegou a espada e a entregou a especialistas do governo.

 

Local do achado

Os objetos estavam em uma enseada natural perto da cidade portuária de Haifa, que fica a cerca de 90 km da capital Tel Aviv e a cerca de 150 km de Jerusalém. Arqueólogos acreditam que muitos tesouros antigos estão submersos na área.

Kobi Sharvit, diretor da unidade de arqueologia marinha da Autoridade de Antiguidades de Israel, afirma que a enseada provavelmente servia de abrigo para marinheiros. “Essas condições atraíram navios mercantes ao longo dos tempos, deixando para trás ricos achados arqueológicos”, afirma Sharvit.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela