Natália Rauber tem 9 anos
Natália Rauber ganhou medalha de prata na Olimpíada Canguru de Matemática. O concurso é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio, e é a maior competição de matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano em mais de 80 países.
A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières – AKSF). No Brasil, durante o ano de 2018, foram mais de 2.500 escolas e aproximadamente 500 mil alunos participantes.
Natália tem 9 anos, é estudante do 4° ano do Colégio Imaculada Conceição e aluna da professora Daniele Eich Utzig. Ela fez a prova no dia 24 de março e recebeu a notícia do resultado no dia 19 de maio. A medalha de prata foi motivo de muita comemoração, já que apenas 2% dos melhores colocados em nível nacional recebem a condecoração. “Me senti bem orgulhosa, fiquei muito feliz”, conta Natália, com um sorriso no rosto.
A competição foi de forma online, com câmera aberta. As questões matemáticas envolviam raciocínio lógico. Se o estudante chega a uma nota de corte, consegue ganhar a medalha de bronze, prata ou ouro, e se alcançar uma pontuação perto da nota de corte, recebe honra ao mérito. No colégio Imaculada Conceição foram duas medalhas de prata, três de bronze e doze menções de honra ao mérito.
APOIO E INCENTIVO
Em relação à preparação para a prova, a escola e a mãe de Natália, Sandy Gulden, tiveram papel fundamental. “Minha mãe imprimiu as cinco provas anteriores, eu ia fazendo e ela ia corrigindo”, explica a estudante.
Sandy se mostra feliz pela conquista da filha e conta que sempre incentiva Natália a estudar e a ler por meio do exemplo. “Sem dúvida nenhuma o que importa é o exemplo; os filhos não são o que a gente fala, eles são o que eles veem. Eles têm que ter essa percepção de que a gente precisa ter metas, cumpri-las e ler bastante. Não adianta eu falar que é importante ter o hábito da leitura e nunca pegar um livro para ler”, comenta.
Como a prova foi online, Natália receberá a medalha e o certificado através dos Correios. Ela já tem metas estabelecidas para o ano de 2022 e para seu futuro profissional. “No ano que vem eu quero estudar mais para ganhar o primeiro lugar junto com a minha amiga Julia, que também é muito boa em matemática. No futuro, eu penso em ser cientista veterinária, ou seja, pesquisar na área de veterinária”, conclui a menina, cheia de entusiasmo.