Cenário é desolador na histórica Baixada Rubra
As enchentes causadas pelo ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul, na última semana, provocaram muitos estragos em vários municípios da região. A água invadiu residências, escolas, empresas e clubes. Famílias perderam tudo o que tinham dentro de casa, estradas foram bloqueadas e a comunidade se mobilizou para ajudar quem precisa.
Em Dois Irmãos, os bairros mais atingidos foram Vila Rosa, Beira Rio e Portal da Serra. No histórico clube Vila Rosa, a água derrubou muros e alambrados, inundou os vestiários e a sede social, além de arrastar um veículo das proximidades para dentro do campo. Passados cinco dias, o cenário ainda é desolador.
– A gente nem contabilizou os prejuízos ainda. Não tínhamos água no final de semana e ainda não conseguimos limpar a sede. Por enquanto, o clube ficará fechado. Estamos conversando internamente para ver o que vamos fazer. Primeiro, temos que deixar a sede toda limpa, para depois trabalhar em cima do que aconteceu – diz o presidente Fabiano Scherer.
Além dos danos no campo, muita coisa se perdeu na sede social.
– Na sede entrou uns 80 centímetros de água. Danificou todos os freezers, estoque, mesas, cadeiras... Tínhamos umas mesas de fórmica, essas mesas molharam e estragaram todas. Temos cerca de 200 cadeiras, e todas estavam reviradas dentro do salão, com barro – vamos ter que lavar uma a uma. Nos vestiários, tinha 40 centímetros de lama. No muro junto aos vestiários principais, faltou uma carreira de tijolos para a água passar por cima. Na cozinha, os armários ‘estufaram’, vai ser tudo perdido – lamenta o presidente do Vila Rosa, reconhecendo, por outro lado, que todos estão bem e não houve perdas além das materiais.