Coletivo RS Música fará lançamento nesta sexta com apresentações no Theatro São Pedro

21/06/2024
Fonte: Assessoria de imprensa

Fonte: Assessoria de imprensa

Acontece nesta sexta-feira (21), em Porto Alegre, o encontro presencial do Coletivo RS Música Urgente, em vários espaços do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico), com mais de 100 profissionais da Cadeia Produtiva da Música, de todo o Estado, reunindo técnicos, compositores, músicos, cantores e produtores. Todas as atividades do dia são gratuitas e o público poderá fazer contribuições para o coletivo através do PIX: emergenciamusicars@gmail.com.

De acordo com a dois-irmonense, participante do coletivo e produtora cultural, Cláudia Kunst, o movimento surgiu em maio passado, com a ideia de auxiliar os profissionais da música em decorrência das enchentes ocorridas em todo o Estado. O convite partiu do amigo, músico e produtor Carlos Badia, que residiu em Dois Irmãos há alguns anos e hoje é grande articulador da cultura musical no estado. De acordo com Cláudia, em menos de uma semana, o grupo já contava com mais de mil profissionais entre artistas, produtores, roadies, técnicos e outros trabalhadores da música. “Quando a situação no Estado começou a ficar mais grave, sentiu-se a necessidade de fazer algo pelos irmãos, e este grupo foi de extrema importância para ajudá-los”, comenta Cláudia.

Em poucos dias, os participantes iniciaram conversas para criação de Grupos de Trabalho estratégicos como GT da Comunicação, Donativos, Projetos, Circulação, entre outros, para manter o grupo ativo até hoje e com a ideia de ir além. “Deverá ser criada uma associação, em breve, e os músicos e trabalhadores do setor poderão contar com apoio em suas demandas através deste movimento”, destaca Cláudia. O Coletivo já arrecadou com diversas ações mais de 65 mil reais e auxiliou mais de 130 trabalhadores da música.

 

Retomada e reconstrução

A produtora que atua na área da produção cultural há 25 anos diz que, apesar do período trágico que vivemos recentemente com as enchentes, este é um momento de retomada e reconstrução dos que perderam tudo e que precisam de apoio. “Participar do RS Música Urgente está sendo uma grande experiência, pois são mais de mil trabalhadores da música em um grupo que se articulou em menos de uma semana. Isso mostra a força que as pessoas têm quando a solidariedade e empatia são os grandes propulsores”, enfatiza.

Para finalizar, Cláudia convida toda comunidade para assistir a programação que será transmitida pelas redes oficiais da Assembleia Legislativa. “Temos muitos músicos na cidade e todos eles que quiserem fazer parte do coletivo serão bem-vindos. E a comunidade está mais que convidada a assistir os espetáculos e apoiar o coletivo”, convida Cláudia.

 

Acompanhe a programação:

17h - DIÁLOGO DE TAMBORES - apresentação com 20 percussionistas gaúchos, entre eles: Guilherme Ceron, Giovani Berti, Renato Popó, Bruno Coelho, Kako Xavier, Guilherme Feijão e Edu Pacheco.

18h - ORQUESTRA VILLA-LOBOS - concerto da Orquestra Villa-Lobos será dedicado a compositores gaúchos, incluindo sucessos de Kleiton e Kledir, Mário Barbará e seus contemporâneos da música popular gaúcha até a nova geração.

19h - OFICINA DE CHORO – oficina choro coordenado por Mahtias 7 cordas.

20h - SHOW RS MUSICA URGENTE, apresentações com formações diversas e muitas inéditas com os músicos: Alejandro Brittes (bandoneon), Andrea Perrone (violão), Arthur de Faria (piano), Daniel Sá (violão), Beto Chedid (violão), Alexandre Frizten, Matheus Kleber (acordeon), Bibiana Petek (voz e baixo), Cau Karam (violão), Chico Pereira, Chris Amoretti (violão), Clarissa Ferreira (violino), Daniel Sá, Daniel Wolff (viloão e voz), Fernanda Kruger (voz e violão), Dudu Sperb (voz), Fernando Graciola, Franco Salvadoretti (transversa), Gambona, Giovani Berti (percussão), Glau Barros (voz), Isaias Luz, Jottaga (voz e violão), "M.I.R (contrabaixo e voz), Kako Xavier (voz, violão, tambor praieiro), Marcello Caminha, Marcio Bandeira, Shana Muller, Mariana Brandao, (violão), Marietti Fialho, Mário Tressoldi (violão e voz), Maicon Paquetá (percussão), Nelson Coelho de Castro (voz e violão), Paulinho Barcellos, Paulinho Cardoso (gaita), Zé Ramos (guitarra), Miguel Tejera (baixo), Dani Vargas (bateria), Renato Borba (piano), Renato Popó (percussão e voz), Rita Mauch (voz), Tatiéle Bueno, Zé Caradipia (voz e violão). Na direção geral: Pedrinho Figueiredo; Direção artística: Álvaro RosaCosta; Direção de Produção: Luci Caminha e Rosane Furtado, Produção de palco: Mari Neuwald, coordenação de divulgação: Shanna Muller, Marta Schimitt e Clarissa Ferreira.

– Promoção: Assembleia Legislativa e da Secretaria de Estado da Cultura

– Apoio: TVE e FM Cultura, ONG Moradia e Cidadania, Person Pianos e ABRAMUS RS

 

Acompanhe as redes sociais: Instagram: @rsmusica

Youtube: https://www.youtube.com/@RSMusicaUrgente

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=61560239011988

 

ONDE ASSISTIR A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE MÚSICA COLABORATIVO

Pela TV Assembleia canal aberto 11.2

Portal da TV AL: https://ww4.al.rs.gov.br/tval

YouTube: https://ww4.al.rs.gov.br/tval/transmissoes

Facebook: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela