Fonte: Assessoria de imprensa – Fotos Diego da Rosa/Divulgação
O câmbio automático, cada vez mais desejado pelo motorista brasileiro, é item de série em muitos modelos norte-americanos há mais de 70 anos. O sistema equipa os dois exemplares do Chevrolet Bel Air 1957 que são os carros-destaques da edição comemorativa dos 20 anos da Expoclassic.
De 18 a 20 de agosto, a maior mostra de veículos antigos em área coberta do Brasil deverá reunir, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, cerca de mil automóveis, motos, caminhões e ônibus. A estimativa, segundo Clodio Silva, presidente da entidade organizadora, o Veteran Car Club Novo Hamburgo, é de que mais de 20 mil pessoas confiram os três dias de programação. O ingresso custará 20 reais (crianças de 7 a 10 anos, estudantes e idosos acima de 60 anos pagam meia-entrada) e o estacionamento, R$ 25 para carro e van; R$ 15 para moto; R$ 50 para ônibus e motorhome.
Diferentemente do que ocorreu em anos anteriores, para comemorar as duas décadas da Expoclassic foram escolhidos não apenas um, mas dois carros-destaques. Ambos os exemplares do Chevrolet Bel Air 1957 são conversíveis e estão impecavelmente conservados. Ícones da uma era dourada na história do automóvel, são raros no Brasil e, inclusive, nos Estados Unidos, onde foram fabricados. Os carros-destaques foram revelados em janeiro passado e, quando vistos ao vivo, dão a impressão de que acabaram de sair da fábrica. Essa sensação de nostalgia poderá ser conferida pelos visitantes na ilha principal da Expoclassic, localizada logo no acesso.
SAIBA MAIS
O exemplar na tonalidade Coral com capota branca pertence a um associado do Veteran Car Club Novo Hamburgo. O interior também é na cor clara e os bancos têm acionamento elétrico, assim como a capota. O ano de 1957 foi considerado o auge deste autêntico rabo-de-peixe, pois recebeu um motor V8 4.6 com 283 cv de potência e 40 kgfm de torque, números respeitáveis até nos dias atuais. O câmbio automático tem somente duas velocidades.
Já o Bel Air 1957 preto é de um associado do Veteran Car Clube que reside em Porto Alegre. O cockpit conta com painel, volante e faixas dos bancos na cor vermelha, conferindo um visual esportivo. Estas verdadeiras “barcas” sobre rodas têm 5,08 metros de comprimento, apenas 22 centímetros a menos que uma picape média dos dias atuais, como a Chevrolet S10, com seus 5,30 metros. O porta-malas é igualmente gigantesco e, no Bel Air de cor preta, chama a atenção o kit Continental, estepe localizado na traseira que conta com um elegante acabamento.
O organizador da Expoclassic, Evandro Scholles, lembra que os dois veículos estampam o cartaz oficial e os materiais de divulgação da mostra. “A edição comemorativa será muito especial. Utilizamos todos os 28 mil metros quadrados disponibilizados pelos pavilhões da Fenac, onde, além dos veículos, há shows e uma estrutura completa para o público, incluindo praça de alimentação com restaurantes e opções de lanches”, observa.
Como já é tradição, para o encerramento, no dia 20 de agosto, está confirmado o show da banda The Travellers, uma das melhores do Brasil no estilo country-rock.
RESERVAS
Está prevista a participação de veículos antigos de várias regiões do Rio Grande do Sul e de outros Estados, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Como ocorre todos os anos, também marcarão presença modelos que virão rodando do Uruguai e da Argentina.
Em 2022, a mostra surpreendeu ao reunir 900 veículos e público total de 20 mil pessoas, conforme a entidade organizadora. Reservas dos estandes e demais espaços podem ser feitas com Carlos Krauss pelo WhatsApp (51) 99322-6985 e e-mail comercial@ceika.com.br.