Primavera será marcada por tempo seco e muito calor no RS

21/09/2021
Fonte: GZH / Foto: Arquivo JDI

Fonte: GZH / Foto: Arquivo JDI

A primavera começa oficialmente às 16h21min desta quarta-feira (22), trazendo dias mais longos e noites cada vez mais curtas. No Rio Grande do Sul, o tempo será marcado por um volume menor de chuvas e dias mais quentes do que o normal – influência do fenômeno La Niña.

– O La Niña gera uma gangorra de chuva no Brasil, ela deixa o nosso centro-norte mais chuvoso e o Sul mais seco – explica a meteorologista Ana Clara Marques, do Climatempo. – Já seria o esperado e o normal para a época, mas a expectativa é de que seja ainda mais evidente, que a gente tenha uma chuva com volumes ainda menores do que nos últimos meses.

Isso não quer dizer que não choverá ou que será totalmente seco, nem que não ocorrerá chuva forte. Alguns eventos de precipitação intensa ainda são esperados, especialmente em setembro e outubro, mas a tendência é que sejam mais espaçados, com intervalos de uma semana a 14 dias, por exemplo. Já em relação a enchentes, há ainda a possibilidade de acontecer, devido a essa expectativa de alguns dias (cerca de dois ou três) com chuvas volumosas no RS como um todo, mas, a partir de novembro, já não deve ocorrer.

Devido ao espaçamento nos períodos chuvosos, a temperatura tende a subir dia após dia, gerando mais calor, menos nebulosidade e, consequentemente, céu mais limpo – o que deve ocorrer sobretudo em novembro e dezembro, este último que deve ser o mês mais quente. Em outubro, espera-se condições mais amenas de tempo.

– Já seria o período mais quente do ano no Rio Grande do Sul, e o La Niña deve intensificar esse padrão — ressalta a meteorologista do Climatempo. – Essa primavera com La Niña vai ser mais complicada, mais seca e mais quente. Nossa última primavera, em 2020, foi bem seca e bem quente também, então há condições para ser igual ou até pior.

As previsões de temperatura indicam que o Interior pode atingir 40°C ainda em dezembro, o que também se verifica para a Região Metropolitana, que pode ficar mais próximo dos 38°C, 39°C.

 

Próximos dias – Dois Irmãos

– Quarta, dia 22: Sol com algumas nuvens. Não chove. 9°C / 20°C

– Quinta, dia 23: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. 10°C / 19°C

– Sexta, dia 24: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. 12°C / 20°C

– Sábado, dia 25: Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. 13°C / 21°C

– Domingo, dia 26: Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. 14°C / 28°C


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela