Cem Anos de Solidão: série da Netflix ganha teaser; assista

21/10/2022
Fonte: Rolling Stone

Fonte: Rolling Stone

A Netflix divulgou, nesta sexta-feira (21), o primeiro teaser de Cem Anos de Solidão. Adaptação da obra que rendeu o Nobel de Literatura ao colombiano Gabriel García Marquez, a série foi anunciada em 2020 e terá como produtores-executivos os filhos do autor, Rodrigo e Gonzalo García.

O teaser mostra a minuciosa construção de uma miniatura de Macondo, a cidade fictícia onde se desenrolam os cem anos do romance geracional. Na narração, trechos da obra são costurados em espanhol, como uma imersão ao universo do autor colombiano.

Ainda não há data definida para a estreia de Cem Anos de Solidão. Os poucos detalhes sobre a adaptação foram confirmados ainda em 2020 por Rodrigo Garcia, que disse em um festival dedicado ao pai que a série teria três temporadas e cerca de vinte horas de duração, além de um elenco latino-americano e ser escrita em espanhol. O episódio-piloto teria sido roteirizado pelo porto-riquenho José Rivera.

 

Cem Anos de Solidão e o desafio do cinema

Considerado dos maiores romances em língua latina e do mundo, Cem Anos de Solidão narra a saga épica de uma família, os Buendía, durante um século de sua passagem por Macondo, um lugar de acontecimentos fantásticos.

Por seu diálogo com a realidade latino-americana, e em especial do Caribe colombiano do século 20, a obra acabou se tornando um pilar do estilo conhecido como realismo fantástico, que tem em García Marquez e em sua literatura uma referência maior. O sucesso da obra sempre despertou atenção de produtoras e realizadores para uma potencial adaptação, negada por García Marquez até sua morte, em 2014.

Segundo a Vanity Fair, autores e agentes já chegaram a oferecer quantias “astronômicas” pelos direitos da obra, mas nenhum chegou perto de conseguir. Gabriel Garcia Marquez também teria estabelecido condições tão fantásticas quanto a própria obra para a autorização de uma adaptação para o cinema. A Harvey Weinstein, o colombiano teria dito que cederia os direitos caso o filme fosse inteiramente gravado, mas liberado capítulo a capítulo, cada um com dois minutos, durante um prazo de cem anos.

À BBC News Mundo, o especialista na obra de Gabo, como era conhecido o autor, disse que Cem Anos de Solidão jogaria contra “muitas das convenções do cinema”. Além disso, o livro teria sido uma reação do autor ao mundo do cinema, uma tentativa de escrever uma história dificilmente adaptável para o audiovisual. A adaptação da Netflix ainda não tem previsão de lançamento.

 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela