Atleta completou os 42km em 2h47m58 e garantiu o lugar mais alto do pódio
Praticando a corrida de rua há apenas 5 anos, a morro-reutense Marlei Willers é um dos grandes nomes da modalidade no país.
O último título veio no domingo (20), quando ela conquistou a Maratona de Curitiba. Em uma prova impecável, acompanhada de perto pelo treinador Júlio Pauletti, Marlei completou os 42km em 2h47m58 – sete minutos à frente da segunda colocada, a atleta Elisangela de Oliveira. “O desempenho dela foi excelente; conseguiu fazer a prova dentro do que havíamos planejado”, diz o treinador Júlio.
Reunindo mais de 10 mil atletas de 13 países nas quatro distâncias (42 km, 21 km, 10 km e 5 km), a prova foi ainda mais especial para Marlei, que correu em sua terra natal. “Foi uma prova grandiosa”, diz Marlei, contando que a Maratona de Curitiba é uma prova muito visada pelos atletas, principalmente pela premiação. “Sabia que seria uma prova de alto nível, com muitas pessoas que vivem do esporte, mas a gente não tem medo de enfrentar desafios”, conta ela, que largou no pelotão de elite e correu sozinha boa parte dos 42km. O prêmio pela vitória foi de R$ 40 mil + R$ 5 mil por ser a melhor brasileira na prova.
Emocionada, Marlei relembra os últimos 700 metros de prova, morro acima. “Foi muito emocionante. Para mim, correr os últimos 700 metros com motos e com toda aquela torcida me aplaudindo, sabendo que o Júlio estaria me esperando na linha de chegada, foi gigantesco”, diz ela, agradecendo ao treinador e amigo. “É muito importante ter um treinador como ele do lado, passando segurança e tranquilidade; a experiência dele faz a diferença nestes momentos”, completa. “Era uma prova que eu só assistia pela televisão, então estar lá, cruzando a linha de chegada, foi surreal. Foi um dia espetacular, que vai ficar na minha memória, na do Júlio e de todas as pessoas que conhecem a minha história”, finaliza.
Esta foi a segunda maratona disputada por Marlei. A primeira foi a da Fila, em São Paulo, quando ela também foi campeã. “Estou muito orgulhosa em poder representar o interior e o atletismo, e mais ainda por estar entre as maiores maratonistas do país”, diz Marlei.
Acompanhando Marlei desde o começo, Júlio destaca o orgulho ao vê-la se tornar referência no esporte. “É muito gratificante ver esse progresso, porque em geral não sabemos ao certo até onde o aluno vai chegar. Isso depende de vários fatores, e nós conseguimos alinhar sempre muito bem todos esses fatores e trabalhamos diversos para chegar ao melhor desenvolvimento, então fico muito feliz que tem dado certo”, diz ele, ressaltando o comprometimento da atleta nos treinamentos.