(Foto: Octacílio Freitas Dias)
A Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS) votou pela manutenção da cogestão, decisão que seria levada nesta segunda-feira (22) pelo presidente Luciano Orsi ao Governo do Estado. No sábado (20), os prefeitos conversaram por meio virtual e definiram por recuar os protocolos da Bandeira Preta – classificação da Região 7 (Novo Hamburgo) anunciada na última sexta-feira (19) pelo governador Eduardo Leite – ao limite da bandeira vermelha, conforme permite o Modelo de Distanciamento Controlado. Com isso, criou-se a bandeira roxa regional.
O prefeito Jerri Meneghetti, assim como os demais prefeitos da AMVARS, com exceção de São Leopoldo, acredita que, se a cogestão for suspensa, o impacto será muito grande para a economia local e regional. “Entendo a gravidade da atual situação, mas não é fechando empreendimentos ou limitando o número de funcionários que isso será resolvido. As empresas, os prestadores de serviços e o comércio têm seguido os protocolos exigidos. Somos favoráveis pela manutenção do funcionamento desses estabelecimentos”, declarou.
A volta às aulas presenciais também foi debatida pelos prefeitos. “Nós, prefeitos, não vemos sentido em impedir a continuidade ou retomada das aulas, pois todos os protocolos sanitários estão sendo seguidos”, concluiu Jerri, ressaltando que é primordial a colaboração de toda a comunidade no cumprimento dos protocolos vigentes, “para vencermos o quanto antes esta guerra contra o coronavírus”.
Aulas presenciais suspensas
Em razão da bandeira preta na Região 7 (Novo Hamburgo), a prefeitura de Dois Irmãos anunciou que as aulas presenciais na escolas municipais e o transporte escolar estão suspensos por tempo indeterminado. O retorno às salas de aula estava previsto para ocorrer nesta segunda-feira (22). Por enquanto, as atividades serão no formato remoto, com cada escola entrando em contato com as famílias para informar os procedimentos.
A Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI) também anunciou que suspenderá o atendimento presencial a partir desta terça-feira (23) até o dia 1º de março em todas as suas unidades.
*
MORRO REUTER
Em Morro Reuter, as aulas seguiram de formam presencial nesta segunda e ficam suspensas a partir de terça, ocorrendo apenas de forma remota. O município iniciou o ano letivo no dia 10 de fevereiro. “Agora é o momento de todos ajudarem evitando festas, encontros de amigos, churrascos, rodas de chimarrão e reforçando o uso de máscara, álcool gel e mantendo distanciamento social”, destaca a prefeita Carla Chamorro.