Secretaria da Saúde de Dois Irmãos confirma mais três casos de dengue

22/02/2022
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

A Secretaria da Saúde de Dois Irmãos confirmou mais três casos de dengue no município, totalizando quatro até o momento. A dengue é causada pelo mosquito rajado, o Aedes aegypti, que também transmite zika, chikungunya e febre amarela urbana. A secretaria reforça que é importante que as pessoas revisem seu quintal duas vezes por semana para evitar acúmulo de água parada.

Os sintomas da doença são os seguintes: febre alta (acima de 38°), dor de cabeça, dor atrás dos olhos, pequenas manchas ou vermelhidão no corpo, inchaço dos gânglios (ínguas), dor muscular e nas articulações, inchaço das articulações coceira, náuseas e vômitos, conjuntivite (raro) e em alguns casos hemorragias. Caso a pessoa apresente febre e dois ou mais destes sintomas é possível que esteja com dengue. Neste caso, é importante procurar um médico e seguir todas as orientações dos profissionais da saúde.

Pessoas contaminadas ou doentes devem obrigatoriamente usar repelente, mas o uso é recomendável para a população em geral, especialmente se houver infestação. Não se deve tomar analgésicos que não tenham sido receitados por um médico, pois o uso destas substâncias pode causar hemorragias. Denúncias de infestações de mosquitos e dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 3564-8871.

 

Cuidados para evitar água parada:

– Piscinas devem ser tratadas permanentemente com cloro;

– Vasos de plantas devem ser furados e pratinhos de vasos de plantas precisam ser eliminados, deve-se evitar o acúmulo de entulhos que possam acumular água;

– Lonas expostas ao tempo devem ser esticadas após cada chuva;

– Ralos sifonados externos – que ficam com água sempre – devem receber tela para insetos (chamada também de tela milimétrica);

– Bromélias devem receber jatos de água duas vezes por semana para que o líquido dentro das mesmas seja trocado e as larvas sejam expulsas;

– Pneus devem ser furados ou guardados em local coberto;

– Cuidados especiais devem ser tomados com bombonas e caixas de água de coleta de água da chuva (cisternas). Para evitar que bombonas sejam foco de reprodução de mosquitos, é indispensável colocar uma tela para insetos (tela milimétrica) sobre a boca do recipiente, bem esticada e presa com um elástico de forma que não fique água acima da mesma. Cisternas devem ter tela por baixo da tampa, no ladrão (saída) e na entrada, pois o mosquito entra pela calha. Se necessário mais de um trecho de tela deve ser costurado com muito cuidado para que não passe mosquito.


› Compartilhe

  • Instagram
  • doação de sangue

COLUNAS

Na madrugada

Na madrugada

Escritores locais   06/07/2022

FOTOS DO DIA

Sentinela – De olhar atento a todos os movimentos (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2022, Todos os direitos reservados Agência Vela