Jovem pesquisadora gaúcha ganha medalha de ouro em feira na Tunísia

22/03/2023
Fonte: Fundação Liberato

Fonte: Fundação Liberato

A estudante Stephanie Staub, do curso de Eletrônica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, recebeu medalha de ouro no International Festival of Engineering Science and Technology (I-FEST). A jovem de Novo Hamburgo participou do evento com o projeto 2Rescue – Dispositivo de Apoio para Localizar Bombeiros em Estruturas Colapsadas. A cerimônia de premiação aconteceu na terça-feira (21), em Mahdia, na Tunísia.

Orientado pela professora Deise Margô Muller, o projeto utiliza o princípio da radiofrequência. O código utilizado nos equipamentos lê o indicador de intensidade de sinal recebido entre os protótipos e sinaliza a aproximação e o distanciamento dos dois pequenos dispositivos independentes, auxiliando na localização de bombeiros em escombros de forma mais rápida. A iniciativa desenvolvida por Stephanie também ficou entre os dez melhores trabalhos apresentados na feira. A ideia do 2Rescue surgiu ao assistir à notícia sobre o incêndio no prédio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), ocorrido em julho de 2021. Na tragédia, enquanto combatiam o incêndio, dois bombeiros ficaram desaparecidos após o desabamento do prédio.

O evento reuniu jovens pesquisadores de 35 países. A estudante gaúcha participou da feira por meio do Prêmio Killing de Tecnologia, distinção que viabilizou sua presença no I-FEST.

 

SAIBA MAIS

Os corpos dos dois bombeiros foram localizados em meio aos escombros alguns dias depois do incêndio, daí veio a pergunta para o início do trabalho: se fossem encontrados mais rapidamente, será que ainda estariam vivos? A estudante, então, entrou em contato com o 2º Batalhão de Bombeiros Militar, em São Leopoldo, para conhecer os equipamentos e a dinâmica do trabalho.

Depois de conversar com os bombeiros, ela pesquisou quais seriam os materiais mais adequados para concretizar sua ideia. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, enfatizou a importância do desenvolvimento de novas tecnologias no ambiente educacional. “Toda contribuição científica para a sociedade tem sua relevância e conta com um reconhecimento especial quando é diretamente aplicada na vida das pessoas e na segurança dos bombeiros militares, pois favorece a qualidade do serviço prestado aos cidadãos”, comentou.

Stephanie sempre contou com o apoio de sua orientadora. “A iniciação científica no Ensino Médio é muito importante para que os alunos possam desenvolver, desde cedo, o senso de responsabilidade para com a sociedade, o que deve ser levado para a vida profissional”, salienta Deise. “Depois de tanto tempo trabalhando no meu projeto de pesquisa, receber o prêmio me trouxe uma felicidade absurda. Pretendo continuar minha pesquisa na esperança de que alguma empresa viabilize um dispositivo seguro e aprovado pelos órgãos competentes para que os bombeiros consigam utilizá-lo durante as ocorrências”, afirma Stephanie.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela