Núcleo de Atendimento Especializado conta com seis profissionais

22/07/2022
(Foto: Divulgação / PMMR)

(Foto: Divulgação / PMMR)

O Núcleo de Atendimento Especializado (NAE) de Morro Reuter tem por finalidade realizar o acolhimento de crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem e/ou necessidades especiais. Disponibiliza atendimento com seis profissionais, entre eles pedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo, educador físico e musicoterapeuta, como suporte ao desenvolvimento.

A coordenadora do NAE é a assessora da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ana Maria Gonçalves Ferreira. Ela destaca a importância da ampliação de oferta feita pela administração municipal. “Com essa gama de profissionais se amplia o atendimento de acordo com a necessidade da criança e do adolescente”, destaca Ana.

 

ENCAMINHAMENTO

Quando o atendimento ocorre por dificuldades de aprendizagem, os alunos são encaminhados pelas escolas. “O professor identifica a dificuldade do aluno em sala de aula e, junto com a coordenação pedagógica da escola faz o encaminhamento para atendimento para a Secretaria de Educação. O pedido é levado para a reunião semanal do NAE e, em conjunto, é definido qual profissional fará o atendimento”, explica a coordenadora, acrescentando que há também uma avaliação neuropsicológica do caso. “Poucos municípios têm essa avaliação que inclui uma testagem para que o atendimento seja mais assertivo”, acrescenta.

 

EFEITO PANDEMIA

Hoje, o município tem mais de 90 casos em atendimentos semanais. A pandemia do coronavírus também influenciou no aumento da procura pelo serviço. “Sentimos que em alguns casos faltou o brincar em coletividade, socializar por conta do isolamento”, afirma Ana, salientando que o profissional encaminha a devolutiva do atendimento para a escola que continua o processo de forma pedagógica. “Esse diálogo do NAE com a escola interliga todo o processo”.

A coordenadora destaca ainda que o investimento na estrutura do NAE por parte da prefeitura faz toda a diferença. “Hoje temos um prédio exclusivo para esse atendimento, com salas confortáveis e amplas, além de equipamentos de informática. Estamos em um novo tempo do NAE no município”, conclui ela.


› Compartilhe

  • JDI digital

COLUNAS

Ruminações ranzinzas

Ruminações ranzinzas

Pitter Ellwanger   05/08/2022

Playlist #53

Playlist #53

Pitter Ellwanger   05/08/2022

Ruminações nervosas

Ruminações nervosas

Pitter Ellwanger   29/07/2022

FOTOS DO DIA

Sentinela – De olhar atento a todos os movimentos (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2022, Todos os direitos reservados Agência Vela