(Foto: Divulgação / PMMR)
O Núcleo de Atendimento Especializado (NAE) de Morro Reuter tem por finalidade realizar o acolhimento de crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem e/ou necessidades especiais. Disponibiliza atendimento com seis profissionais, entre eles pedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo, educador físico e musicoterapeuta, como suporte ao desenvolvimento.
A coordenadora do NAE é a assessora da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ana Maria Gonçalves Ferreira. Ela destaca a importância da ampliação de oferta feita pela administração municipal. “Com essa gama de profissionais se amplia o atendimento de acordo com a necessidade da criança e do adolescente”, destaca Ana.
ENCAMINHAMENTO
Quando o atendimento ocorre por dificuldades de aprendizagem, os alunos são encaminhados pelas escolas. “O professor identifica a dificuldade do aluno em sala de aula e, junto com a coordenação pedagógica da escola faz o encaminhamento para atendimento para a Secretaria de Educação. O pedido é levado para a reunião semanal do NAE e, em conjunto, é definido qual profissional fará o atendimento”, explica a coordenadora, acrescentando que há também uma avaliação neuropsicológica do caso. “Poucos municípios têm essa avaliação que inclui uma testagem para que o atendimento seja mais assertivo”, acrescenta.
EFEITO PANDEMIA
Hoje, o município tem mais de 90 casos em atendimentos semanais. A pandemia do coronavírus também influenciou no aumento da procura pelo serviço. “Sentimos que em alguns casos faltou o brincar em coletividade, socializar por conta do isolamento”, afirma Ana, salientando que o profissional encaminha a devolutiva do atendimento para a escola que continua o processo de forma pedagógica. “Esse diálogo do NAE com a escola interliga todo o processo”.
A coordenadora destaca ainda que o investimento na estrutura do NAE por parte da prefeitura faz toda a diferença. “Hoje temos um prédio exclusivo para esse atendimento, com salas confortáveis e amplas, além de equipamentos de informática. Estamos em um novo tempo do NAE no município”, conclui ela.