Fonte: GQ Brasil
Os atletas brasileiros irão desfilar de sandálias Havaianas na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que foram adiadas para o próximo ano. O patrocínio da Alpargatas ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) foi anunciado na última sexta-feira (18). A marca também fechou contrato com o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), mas o uso do calçado na cerimônia dependerá de lançamentos voltados para deficientes amputados.
O acordo chega como alívio ao COB que, por conta dos Jogos Olímpicos que aconteceram no Rio, em 2016, ficou por sete anos impedido de receber patrocínio. Quando a “máscara olímpica” acabou, o COB se viu sem patrocinador e para piorar teve o nome manchado pela prisão do então presidente Carlos Arthur Nuzman. E desde então o Comitê tentava conseguir um patrocinador máster. Além de lançar produtos licenciados do Time Brasil, o acordo entre a marca e o COB prevê que os atletas vistam os chinelos de dedo, usados por brasileiros diariamente – que a Havaianas chama oficialmente de “sandália”.
A Alpargatas também fechou com o Comitê Paraolímpico Brasileiro, mas o contrato é mais complexo. Parte dos atletas paraolímpicos é cadeirante e, outra parte, amputada dos pés, o que torna menos simples a escolha de um calçado para as cerimônias. Pelo contrato com a Havaianas, a marca vai se dedicar ao lançamento de produtos voltados a esse público, mas não há, ainda, previsão para que essa nova linha fique pronta.