Equipe recebendo orientações para as buscas desta terça-feira. Bombeiros estão atuando há seis dias (Fotos: Corpo de Bombeiros)
Morador do bairro 48 Alta, em Ivoti, Pedro da Rosa, de 73 anos, está desaparecido desde a manhã de quinta-feira (17). Há seis dias, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil estão mobilizados para localizar o idoso. Além dos bombeiros de Ivoti, militares do quartel de Dois Irmãos e da região auxiliam nas buscas desde sexta-feira (18).
De acordo com o filho Alexandre da Rosa, o pai foi visto pela última vez por volta das 8h30 de quinta-feira, quando saiu para trabalhar nas suas terras. A família percebeu que havia algo estranho por volta do meio-dia, quando tentou contato e ele não atendeu ao telefone. “Minha mãe foi procurar e só encontrou o carro dele”, conta Alexandre, relatando que dentro do veículo estava a carteira, o telefone e o óculos do pai.
Ainda no mesmo dia, o Corpo de Bombeiros iniciou as buscas por Pedro. De acordo com o Comandante da 3ª Companhia do 2° Batalhão de Bombeiro Militar, Capitão Tiarles Gularte de Almeida, são realizadas buscas por terra, inclusive com o apoio de binômios (dupla formada por bombeiro militar e cão de busca) da Companhia Especial de Busca e Salvamento (CEBS), de Porto Alegre. Segundo o Capitão Gularte, também já foram utilizados drones com câmera térmica, operados por uma equipe de Caxias do Sul, assim como já estão empenhadas motocicletas nas trilhas da região. “Não vamos medir esforços para tentar encontrá-lo com vida”, reforça o comandante, comentando que a operação também conta com apoio da Força de Resposta Rápida do 2º Batalhão de Bombeiro Militar.
A Delegacia de Polícia de Ivoti também atua no caso desde o dia do desaparecimento. De acordo com o delegado Fabio Motta Lopes, a equipe não descarta qualquer possibilidade, no entanto, não divulga detalhes para não prejudicar as investigações. “O que posso dizer é que familiares e pessoas próximas já foram e estão sendo ouvidos, bem como diversas análises estão sendo feitas”, diz ele, mencionado, por exemplo, imagens de câmeras de videomonitoramento.
Acompanhando o trabalho dos bombeiros e da polícia, familiares também seguem em busca de informações que possam levar ao paradeiro de Pedro. Nesta terça eles espalharam cartazes com a fotografia de Pedro pela cidade, na tentativa de conseguir alguma informação. “Nós não vamos perder as esperanças”, diz o filho Alexandre, emocionado.
Quem tiver qualquer informação sobre o morador, deve entrar em contato com a Brigada Militar através do 190 ou com a Delegacia de Ivoti pelo telefone (51) 3584-6530 e WhatsApp (51) 98401-5612.