Fonte: Simples Assim
O projeto Protagonistas do Vale do Sinos, desenvolvido pela produtora cultural e editora Simples Assim, de Novo Hamburgo, foi criado com o objetivo de valorizar e reconhecer as contribuições de mulheres que marcaram a história da região. Com uma proposta inédita, o projeto reúne narrativas inspiradoras de 10 mulheres que se destacaram em diversas áreas, como economia, educação e cultura, transformadas em histórias em quadrinhos (HQs) criadas por 10 duplas de escritoras e ilustradoras.
O lançamento do projeto acontece no próximo dia 23 de novembro (sábado), em evento para convidados no Espaço Cosmos, na Feevale, em Novo Hamburgo. “Ao contar as histórias dessas mulheres em formato de HQ, trazemos à tona suas trajetórias e suas conquistas, além do legado que deixaram”, destaca Camila Borniger, diretora da Simples Assim. “Queremos que essas histórias inspirem outras mulheres, reforçando o valor de cada uma e incentivando que elas também acreditem em seu potencial”, complementa.
Reconhecimento e inspiração para as futuras gerações
O Protagonistas do Vale busca não apenas registrar a história de mulheres inspiradoras, mas incentivar o debate sobre empoderamento feminino, além de aumentar a visibilidade da atuação feminina em áreas diversas.
Além da distribuição gratuita de três mil coleções contendo um exemplar de cada HQ em escolas, bibliotecas e instituições em áreas de vulnerabilidade social, o projeto contará também com bate-papos que serão realizados com as escritoras e ilustradoras em instituições da região. A ação está prevista para o próximo ano.
“A ideia é promover um diálogo sobre o papel da mulher na história e na sociedade atual, mostrando como essas figuras foram fundamentais para o desenvolvimento de suas comunidades," comenta Camila. "É uma forma de valorizarmos essas histórias e de fazermos com que as novas gerações enxerguem e respeitem esse protagonismo”, finaliza.
Abordagem inclusiva
Além da criação das HQs, o Protagonistas do Vale contempla uma série de ações para tornar o material acessível a todos. As HQs estarão disponíveis em formato Epub, permitindo acesso para pessoas com deficiência visual, e as atividades pedagógicas do projeto incluirão sugestões de temas para discussão em sala de aula.
Outro ponto central é a escolha da equipe, que conta com mais de 40 pessoas, predominantemente composta por mulheres e o compromisso com a diversidade, promovendo uma visão plural e inclusiva para o projeto. A pesquisa para o desenvolvimento das histórias foi feita pela historiadora Priscilla Almaleh e as HQs por 10 duplas de ilustradoras e escritoras. Ainda, a quadrinista Fabiane Langona prestou uma consultoria para o projeto.
“A equipe está envolvida há mais de dois anos no projeto, que abrange oito das principais cidades da região, trazendo essas histórias inspiradoras em um formato inédito. Ficamos tão inspirados com as histórias que uma segunda edição já está sendo preparada”, adianta Camila.
Serão 30 mil HQs distribuídas, além do fornecimento gratuito de três mil coleções contendo um exemplar de cada, em escolas da região.
Saiba quem são as homenageadas
O projeto Protagonistas do Vale do Sinos contempla 10 mulheres de oito cidades da região. Saiba quem são:
Maria Emília de Paula (1902-1978) - São Leopoldo
Alaídes Haubert (1924-2023) - São Leopoldo
Edith Kieling (1916-1991) - Dois Irmãos
Ella Einsfield (1908-1989) - Novo Hamburgo
Nair Lara de Oliveira - Vó Nair (1918-2019) - Novo Hamburgo
Eva Karnal Johann (1926-1991) - Esteio
Dalva Therezinha Theisen (1947-2023) - Ivoti
Jacobina Mentz Maurer (1842-1874) - Sapiranga
Isabel Cristina Genelício (1975-2009) - Canoas
Marlise Saueressig (1946-2022) - Campo Bom
Por meio deste projeto, a produtora Simples Assim busca enaltecer as vozes femininas que moldaram o Vale do Sinos, fazendo com que suas histórias ecoem e inspirem gerações futuras.
O projeto Protagonistas do Vale do Sinos (PRONAC: 2122470) conta com patrocínio master da STIHL, patrocínio da Gedore Brasil, Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE, Sinoscar e TFL do Brasil, copatrocínio da UP Química e realização da Simples Assim e Ministério da Cultura, Governo Federal - União e Reconstrução, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.