Acupuntura pode melhorar qualidade de vida dos animais

23/02/2021
Dra. Michelle fazendo sessão de acupuntura na Brigitty

Dra. Michelle fazendo sessão de acupuntura na Brigitty

A acupuntura é uma especialidade que tem origem na medicina tradicional chinesa. Ela pode ser usada não somente como tratamento para humanos, mas para animais como cães, gatos e cavalos, entre outros. Nessa terapia, agulhas finas são inseridas em pontos específicos do corpo de paciente.

Em relação à dor na aplicação, a especialista afirma que alguns pacientes se sentem incomodados, mas que ao longo do processo de agulhamento, o corpo produz substâncias que promovem relaxamento e o animal se acalma. Mas caso o pet esteja muito agitado, os pontos podem ser estimulados pelo uso de calor, laser e até massagem. A terapia pode ser utilizada para controle de dores crônicas, sequelas de doenças infecciosas como a Cinomose, doenças neuromusculares (paralisias) e osteomusculares, além de problemas comportamentais. Os benefícios são muitos, principalmente quando associada aos tratamentos convencionais.

A médica veterinária da Doctorvet, Michelle Elias Peres, conta como o tratamento auxiliou alguns de seus pacientes. “O primeiro gato que atendi tinha 19 anos, com doença renal crônica e agressividade. Ao longo do tratamento, ele teve uma melhora considerável no quadro clínico e no comportamento, ficando mais calmo e aceitando carinho dos tutores e meus. Teve qualidade de vida até seus últimos dias. Outro caso foi de um cão tetraplégico que voltou a caminhar após seis meses de tratamento. Isso trouxe a certeza que a acupuntura é algo realmente bom para os animais”, explica ela.

O dono do animal acompanha a sessão, que dura em torno de 50 minutos. A veterinária explica que geralmente o tratamento consiste em no mínimo três sessões, mas cada caso deve ser avaliado individualmente. Quem tiver interesse em prover mais bem-estar para seu pet, pode agendar uma consulta do a Dra. Michelle diretamente pelo telefone da DoctorVet: (51) 3564-3747.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela