Nilton Tavares esteve na Câmara nesta segunda
O secretário da Saúde de Dois Irmãos, Nilton Tavares, esteve na sessão da Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (22), para falar sobre seu primeiro ano à frente da pasta. Na ocasião, ele voltou a pedir o apoio da população no combate ao mosquito da dengue.
– Ampliamos a prevenção no combate a endemias, com a nomeação de três novos agentes. Pedimos a compreensão e o engajamento da comunidade no combate a essa doença, que pode se tornar um grave problema de saúde pública quando fora de controle, como ocorreu no verão de 2022. Infelizmente, estamos tendo um número absurdo de locais vistoriados com a incidência de muitas larvas do mosquito Aedes aegypti – comentou.
Tavares chamou atenção para a quantidade de larvas encontradas no município, com base em dados de segunda-feira encaminhados ao Governo do Estado.
– O índice de infestação predial está em 19,5 e o índice de Breteau* está em 27,4. O índice aceitável pela questão de saúde pública é 04. Peço que, por favor, nos ajudem. Temos bairros que, de 13 coletas, tivemos 11 positivadas com larvas. Estamos vivendo como um barril de pólvora, infelizmente. É um índice alarmante, e não é o poder público sozinho que vai resolver; é cada um de nós dentro da sua residência, dentro do seu pátio, da sua propriedade. (O problema) são as águas paradas dentro das residências, não é o rio Feitoria quando estava seco, pois a natureza se autorregula. Nós, em casa, precisamos olhar isso aí. Temos uma equipe diligente e atuante, que não mede esforços, mas infelizmente não estamos notando engajamento da nossa comunidade. Contamos com o auxílio de todos, que as pessoas tenham a responsabilidade de cuidar do seu lar, das suas dependências – declarou.
O Índice de Breteau é um valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nas habitações humanas pela quantidade total vistoriada. É utilizado no Brasil para a determinação de infestação do mosquito da dengue.
Até aqui, em 2023, Dois Irmãos registra 16 casos confirmados de dengue, sendo 11 importados, dois autóctones e três de origem indeterminada. O total de casos suspeitos notificados é de 370.
O QUE MAIS FOI DITO PELO SECRETÁRIO
Situação da saúde pública
– Às vezes temos problemas e gargalos no acesso aos serviços, na assistência e até muitas vezes no tratamento, porém é extremamente necessário que se diga que a nossa saúde pública em Dois Irmãos está acima da média do ofertado Brasil afora, muito disso pelo que se oferece com recursos municipais, investimento esse extrapolando o índice obrigatório.
– Hoje o nosso índice de faltas em consultas na rede básica está em torno de 10%. Isso é um pena, porque às vezes falta o serviço, com tanta demanda, e as pessoas não valorizam; faltam sem avisar a Unidade Básica.
Salas de vacinas e nova UBS
– Tivemos, nesse período, a inauguração de salas de vacinas nas unidades Navegantes e Primavera, fazendo com que toda a rede básica conte com essa estrutura. Implementamos a abertura das salas de vacinas no horário do trabalhador em todos os postos. Temos a previsão de instalação de gabinete odontológico na UBS Navegantes e ampliação da UBS Travessão, para futura instalação, também, de um novo gabinete ginecológico e de um odontológico. Tivemos a implementação de dois turnos integrais de atendimento na UBS Centro, disponibilizando o acesso de 12 horas à comunidade, das 7h às 19h. Junto com o horário estendido, foi disponibilizado como rotina as visitas domiciliares a todos os pacientes que tiveram essa necessidade de cuidado. Nessa reorganização, foi estruturada uma sala de procedimentos, possibilitando a realização de curativos, medicação etc. Em breve, teremos a inauguração da UBS Vale Verde; já estamos na fase de montagem dos móveis, em processo de limpeza e adequação das estruturas físicas. Começaremos o cadastramento da população atingida e outras providências administrativas, e vamos colocar essa equipe na rua para fazer o cadastramento; vai ser o bairro Vale Verde, Floresta e um pedaço do Centro.
Aquisição de exames
– Tivemos no final do ano passado a aquisição de vários exames, de média e alta complexidade, via consórcio da Associação dos Municípios do Vale do Sinos, tais como consultas neuropediátricas, ressonâncias e tomografias – com e sem contraste –, ecografias de carótidas etc. São exames bem interessantes que o município está disponibilizando. Temos uma parceria bem antiga com a Liga de Combate ao Câncer, e também, pela Liga, conseguimos a aquisição de densitometrias, ecografias, colonoscopias, endoscopias.
Mutirão de cirurgias
– Tínhamos a previsão de mutirão de cirurgias de hérnias, vesícula e pequenos procedimentos ainda no mês de fevereiro, mas na gestão pública nem tudo funciona como a gente quer; somos reféns de vários ritos administrativos que às vezes nos emperram. Os três prestadores que ficaram aptos a esses serviços – o Hospital São José, o hospital de Portão e o hospital de Sapiranga –, cada um deles teve um problema administrativo, que não possibilita que a prefeitura possa fechar contrato, pois o prefeito fica à mercê de ser imputado pelo Tribunal de Contas do Estado. Temos a palavra das instituições, que estão finalizando o que impede o serviço, para que possamos ofertar o quanto antes.
Oncologia, traumatologia e ortopedia
– Tivemos uma melhora sensível no atendimento oncológico, desde a migração de Novo Hamburgo para Taquara. Diminuímos o tempo de espera dos novos pacientes e a qualidade do serviço, pelos relatos que nos chegam, está bem a contento. Tínhamos uma demanda reprimida, e felizmente as pessoas não estão esperando tanto e prestação do serviço está bem a contento. Esperamos que isso continue e se fortaleça. Também temos uma previsão de melhora quanto ao serviço de média e alta complexidade nas especialidades de traumatologia e ortopedia, as quais estão passando de Canoas, que era a nossa referência, para Parobé (Hospital São Francisco). Deveremos ter diminuição do tempo de espera no acesso ao serviço. Canoas era referência para 152 municípios, quase um terço do Estado.
Novo contrato do hospital
– Tivemos um edital colocado na praça, formulado por servidores do nosso quadro efetivo, que se dedicaram muito para que isso acontecesse, onde se destaca o estabelecimento de metas quantitativas e qualitativas na execução dos serviços. Um proposta moderna e elogiada por integrantes do Tribunal de Contas do Estado. Temos grandes expectativas no aprimoramento da prestação deste serviço. Teremos a criação e implementação de um cargo de fiscal do contrato, isto é, um servidor efetivo do quadro ou comissionado que vivenciará diariamente as rotinas de trabalho e fiscalizará na prática o que foi pactuado entre a administração do município e a gestão da entidade prestadora de serviço. Através deste fiscal do contrato, queremos ter alguém com os olhos da gestão pública lá dentro. Mensalmente essa pessoa vai cobrar os indicadores que foram pactuados e que foram executados. Hoje, via de regra, os serviços estão a contento, mas queremos e podemos mais – concluiu o secretário Tavares.
EM TEMPO
A respeito do chamamento público para a gestão do Hospital São José, dois concorrentes entraram com recursos, segundo o prefeito Jerri Meneghetti.
– Há um prazo de contrarrazões de 5 dias úteis, que se encerra nesta sexta-feira (26). Após, pretendemos fazer a análise dos recursos e contrarrazões em até 5 dias úteis, devendo encerrar o processo no máximo até a próxima sexta, podendo ser antes – comentou o chefe do Poder Executivo.
Vale lembrar que a Comissão de Seleção definiu o Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, como classificado no chamamento público. O anúncio oficial depende justamente da análise dos recursos que foram interpostos por dois dos concorrentes.