Com a chegada do inverno, confira 7 dicas para cuidar do seu carro nas baixas temperaturas

23/06/2022
Fonte: Autoesporte

Fonte: Autoesporte

Temido por alguns, mas também bastante esperado por outros, o inverno acaba de chegar. O fato é que junto a essa estação do ano – e, consequentemente, com as baixas temperaturas – podem surgir alguns problemas de funcionamento nos veículos. Por isso, é preciso ter um pouco mais de cuidado com o carro durante esse período congelante.

Para te ajudar nesse processo, Autoesporte listou sete pontos de atenção que não podem ser esquecidos no inverno. Confira:

 

1- Bateria

A primeira dica é sobre um dos principais componentes do carro: a bateria. Isso porque as baixas temperaturas podem comprometer as reações químicas do interior da peça, dificultando a geração de energia do veículo. Vale lembrar também que o frio faz com que o funcionamento desse item seja mais exigido que o normal.

Ainda que a vida útil da bateria seja de dois a três anos, essa longevidade pode ser reduzida em até 50% caso o proprietário não tenha os cuidados necessários. O principal deles é a revisão, que precisa ser feita regularmente para que você não corra o risco de ficar sem energia, ainda mais no frio.

 

2- Tanquinho

Mesmo que carros mais novos não tenham mais o chamado tanquinho de partida a frio devido à evolução das tecnologias, muitos veículos flex ainda são equipados com essa peça. Ela é a responsável por armazenar uma pequena quantidade de gasolina que auxilia na ignição, já que em temperaturas mais amenas o etanol pode condensar, dificultando a partida do motor.

O professor do departamento de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI), Cleber Willian Gomes, explica como não passar perrengues por conta desse componente. “Para que o condutor não tenha surpresas desagradáveis, é importante abastecer o tanque de partida a frio com frequência, especialmente nos dias mais frios, quando esse sistema mais trabalha. Mas não é necessário encher o tanquinho todo, uma vez que a quantidade usada em cada partida é pequena. O ponto principal é não deixar o tanquinho vazio, pois ele pode rachar”, recomenda.

 

3 - Faróis

Outro ponto importante para ser checado durante o frio são os faróis. É muito comum termos mais dias de chuva e de neblina no inverno. Aliás, em alguns lugares, o céu até escurece mais cedo nessa estação. Esses fatores podem acabar prejudicando a visibilidade do motorista. Por isso, a dica é se certificar das boas condições das luzes do seu carro antes de rodar por aí.

 

4- Arrefecimento

O sistema de arrefecimento é responsável por controlar a temperatura dos motores. Mas, dependendo do local, a condição climática pode ser tão baixa que o líquido de arrefecimento corre risco de congelar. Por isso, a quantidade e a qualidade do aditivo precisam ser verificadas constantemente para não causar sérios danos no motor.

 

5- Pneus

Assim como dito anteriormente, os dias no inverno tendem a ser mais chuvosos. Consequentemente, as estradas e ruas devem ficar mais molhadas. Dependendo da temperatura, o asfalto ainda pode ter uma camada de gelo. Sendo assim, para evitar derrapagens ou aquaplanagem, o recomendado é verificar a calibragem e o bom estado dos pneus antes de decidir rodar com o veículo.

 

6- Ignição

O cuidado com as velas e com os cabos de ignição – já que sem elas é impossível dar a partida no veículo – também é essencial. Esses componentes já têm um desgaste natural por trabalharem em condições severas e em temperaturas altas. Por isso, um possível ressecamento desses materiais pode ser prejudicial. Aliás, o ideal é fazer uma revisão desse sistema a cada 15 mil km rodados.

 

7- Limpador de para-brisa

Por fim, mas não menos importante, temos de analisar os sinais das borrachas dos limpadores de para-brisa, que tendem a ficar mais ressacadas no frio. As palhetas em mau estado podem riscar o vidro, fazer barulho indesejado e, claro, atrapalhar a boa visibilidade do motorista. Assim, a recomendação é de que elas sejam trocadas sempre que a falta de eficiência seja percebida.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • Instagram

FOTOS DO DIA

Sentinela – De olhar atento a todos os movimentos (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2022, Todos os direitos reservados Agência Vela