Danças de Integração lotaram a pista do DTG Porteira Aberta (Fotos: Divulgação / PMDI)
A Semana Farroupilha, que encerrou na última semana, foi marcada por várias atividades organizadas pelas entidades tradicionalistas, com destaque para as visitas das escolas. A ACTG Portal da Serra e o DTG Porteira Aberta receberam mais de mil estudantes em seus galpões, nos dias 17 e 18 de setembro.
A secretária de Educação, Denise Maldaner, e a Coordenadora da Educação Inclusiva da secretaria, Priscila de Lima, prestigiaram as atividades nos dois galpões no dia 18. No início da manhã, no DTG Porteira Aberta, Denise parabenizou e agradeceu pelo trabalho que a entidade realiza em prol da cultura e da tradição gaúcha, em especial, pelo trabalho com as crianças, comunidade e famílias. “Estamos aproveitando mais uma vez a Semana Farroupilha para intensificar o trabalho de valorização da nossa cultura gaúcha, e assim como aqui no Porteira Aberta e no Portal da Serra, as escolas também promovem seus piquetes e ajudam a preservar nossa cultura, o que é muito importante e necessário”, comentou.
A coordenadora artística do DTG, Sandra Scholles, lembrou que a entidade mantém as invernadas pré-mirim, mirim e juvenil – atualmente com 56 integrantes – e está sempre com as portas abertas para quem quiser participar. Ela disse ainda que as atividades especiais durante a Semana Farroupilha são importantes para manter aceso o amor e a paixão pelas tradições. Na ocasião, as invernadas da entidade apresentaram danças gauchescas e promoveram três danças de integração com os estudantes e profissionais da educação das cinco escolas municipais presentes.
Na ACTG Portal da Serra, outras duas escolas municipais participaram de atividades como oficina de chimarrão, bolãozinho de mesa, amarelinha, ovo choco, cobra-cega e contação de lendas gaúchas, todas conduzidas por integrantes das invernadas da entidade, como a 1ª Prenda Juvenil, Dyullia Karolyni de Souza Diemer (oficina de lendas gaúchas), Arthur Deimling e Gabriel Tang Weiler (bolãozinho de mesa), Fernando Farias e Nicolas Mateus Morcelli (oficina de chimarrão).
A patroa da ACTG, Cristiane Frühling Wagner, aproveitou para destacar que a ACTG está sempre de portas abertas para receber crianças e adultos. Ela lembra que a entidade possui as invernadas pré-mirim, mirim, juvenil, adulta e veterana, e que promove toda segunda-feira ensaios do projeto de técnica vocal e nas terças, aulas de chula.