Estado tem 87 mil pessoas na fila de pedidos de aposentadorias e benefícios do INSS

23/10/2020
Fonte: GaúchaZH

Fonte: GaúchaZH

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem 87.364 gaúchos na fila de pedidos de aposentadorias e benefícios. No país, esse número salta para mais de 1,2 milhões de pessoas. Os dados foram repassados à reportagem de GZH, via Lei de Acesso a Informação, pelo INSS e tem como base 30 de setembro deste ano. 
Quase metade desses pedidos, 43.194, se referem a aposentadorias. Pouco mais de 28 mil dependem de ações do INSS e, no restante, há pendências por parte do segurado. A maior parte, 25.607 são pedidos de aposentadoria por tempo de contribuição. Outros 3.088 gaúchos esperam por pedidos para receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC) — que é pago para pessoas com mais de 65 anos que comprovem baixa renda. O valor do BPC é de um salário mínimo mensal, R$ 1.045. De acordo com o INSS, mais de 30 mil pessoas esperam no Estado por benefícios por incapacidade. A maior parte, 29.179 são de pedidos de auxílio doença. Já as pensões por morte, chegam a 10.610. 
A reportagem de GZH questionou o INSS se há um prazo para que as filas sejam zeradas, mas, de acordo com o órgão, não é possível fazer essa estimativa. “Conforme esclarecimentos prestados pela área técnica da Diretoria de Atendimento do INSS, não há dados estruturados que permitam estimar prazo para atendimento dos pedidos que aguardam a análise de requerimento”, diz nota do instituto.


SAIBA MAIS
No país, o número de pessoas aguardando por resposta do INSS sobre aposentadorias e benefícios está em 1.222.394. Desse total, 791 mil esperam por uma posição do próprio instituto, e outros 431 mil segurados precisam prestar algum tipo de informação ao INSS antes que os pedidos tenham continuidade. No caso das pensões por morte, há 207.512 pedidos aguardando resposta. E outros 82.352 brasileiros aguardam por um retorno em relação ao BPC. Já os pedidos de benefícios por incapacidade chegam a 432.364, em sua maioria para auxílio doença.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela