(Fotos: Divulgação)
Na última sexta-feira (18), em Porto Alegre, o professor da rede municipal de Dois Irmãos Moisés Bruno de Oliveira, 34 anos, recebeu o troféu Pena Libertária e o prêmio Boas Práticas, dois importantes reconhecimentos do ensino gaúcho.
O Pena Libertária foi concedido pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) na categoria Projeto, dento do 27º Prêmio de Educação RS. Já o Boas Práticas é um reconhecimento da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do RS, a partir da 2ª Mostra das Boas Práticas Pedagógicas. O professor, que leciona há 3 anos na rede municipal, recebeu os prêmios em reconhecimento ao projeto “Representatividade, Cultura Afro e Racismo 2023 – Reflexão Musical”, desenvolvido com os estudantes da escola municipal Felippe Wendling (Bela Vista).
Acompanhado da família, de amigos e da diretora da escola Felippe Wendling, Cassiane Lerner de Souza, Moisés recebeu as premiações na Fundação Iberê Camargo e na Assembleia Legislativa. “Esses reconhecimentos refletem o esforço conjunto na busca por uma educação mais inclusiva, crítica e transformadora. Agradeço profundamente a todos os envolvidos, em especial aos meus alunos, colegas e à comunidade escolar, que tornam possível essa caminhada de conscientização e mudança social”, compartilhou ele.
A secretária de Educação, Denise Maldaner, parabenizou pessoalmente o professor pela conquista, no aniversário da escola municipal Arno Nienow (Navegantes), onde Moisés atua neste ano, destacando a importância da discussão das questões ético raciais, sociais e de inclusão.