Fonte: Autoesporte
Por foto, a impressão é de que a nova Ford Maverick é uma picape grande e robusta. Pessoalmente, é isso tudo mesmo. Portando o DNA das ‘trucks’ americanas, a missão aqui no Brasil é difícil: desbancar ninguém menos do que a Fiat Toro, sucesso de vendas desde o lançamento, em 2016. Autoesporte foi conhecer de perto o modelo que chega ao país no primeiro trimestre de 2022.
O trem de força já é familiar: é o mesmo do Bronco Sport, composto por motor 2.0 turbo a gasolina de 253 cv e 38 kgfm, câmbio automático de oito marchas e tração integral. A versão topo de linha Lariat FX4 será a única à venda por aqui, ao menos por enquanto. Já a versão equipada com o 2.5 aspirado auxiliado por um conjunto híbrido que chega aos 193 cv e câmbio automático CVT não deve vir para o Brasil. A rival Toro é oferecida em três motorizações: 1.8 flex de até 139 cv, 1.3 turboflex de até 185 cv e 2.0 turbodiesel de 170 cv.
No visual, a Maverick traz semelhanças com a F-150, apesar de ser bem menor. Mas a sensação de robustez é a mesma, com capô elevado e grade e faróis enormes. Como há um forte apelo para o uso off-road, a picape traz dois ganchos de reboque no para-lamas. Na traseira, as linhas são mais quadradas e o nome “Maverick” se destaca na tampa da caçamba. As rodas aro 17 são equipadas com pneus 225/65 R17 de uso misto da Pirelli.
Comparação
A Maverick é mais espaçosa e tem caçamba maior que a da Toro (942 litros de volume, contra 820 l da Fiat). Quando o assunto é levar peso a disputa fica mais parelha. O modelo brasileiro entrega só 10 kg a menos que os 680 kg da norte-americana. Por outro lado, a versão turbodiesel da Toro é capaz de carregar até uma tonelada.
Na caçamba há dois grandes porta-objetos escondidos atrás de uma tampa. Ao abri-la, é possível encontrar um bom espaço para guardar ferramentas, por exemplo. Há também uma preparação especial de fiação elétrica para uma tomada. A cabine é bem espaçosa, inclusive no banco de trás. O formato alto do teto deixa um vão generoso para a cabeça. Um detalhe interessante é o tapete de borracha que contorna todo o piso, inclusive o túnel central, para facilitar na hora da limpeza.
Em relação a comodidades, há uma entrada USB e uma USB-C. Há ainda um baú sob os assentos, acessado por meio de uma alça. No banco do motorista, o estilo é bem parecido com o do Bronco, mas não há material emborrachado no painel. A central multimídia com tela de 8” é compatível com Android Auto e Apple CarPlay via cabo, e o painel de instrumentos digital tem 6,5”.
Preços não revelados
Os preços ainda não foram revelados, mas a expectativa é de que fiquem entre R$ 210 mil e R$ 230 mil. Como comparação, a Ranger custa de R$ 194.690 a R$ 292.190; já a Toro é vendida entre R$ 125.990 e R$ 197.990.