Ederson Bueno vai comandar Câmara que leva nome do seu pai em 2023

23/12/2022
Vereador do MDB foi eleito presidente no último dia 12

Vereador do MDB foi eleito presidente no último dia 12

O ano de 2023 será especial para o vereador Ederson Arantes Bueno (MDB), 31 anos. Ele comandará o Poder Legislativo de Dois Irmãos pela primeira vez, repetindo seu pai em 2004. Aliás, hoje a Câmara leva o nome de Veronez Antônio de Almeida Bueno (in memoriam).

– Sinto que meu pai, de várias formas, me ajudou principalmente no início por conta de todo o legado que construiu aqui no município – afirma ele, que foi o segundo mais votado na eleição de 2020, com 1.185 votos.

Na entrevista a seguir, Edinho, como também é conhecido, analisa a administração municipal, fala da eleição para a presidência que dividiu a base governista e o que esperar de 2023.

 

Qual sua avaliação sobre o trabalho da administração municipal?

Ederson Bueno – A avaliação que faço é positiva, pois acompanho bem de perto o trabalho realizado. Estou na prefeitura praticamente todos os dias; a gente também tem muita demanda da população. Confio na liderança do prefeito Jerri, ele é muito competente e trabalhador. É importante destacar também que a administração é grande parceria do meu trabalho na vereança. Boa parte das demandas eu consigo atender e entregar à comunidade por conta dessa parceria. A gente sabe que pode melhorar em alguns aspectos, mas acredito que a administração vem numa crescente desde o início do mandato, e a gente vai contar com mudanças muito significativas e relevantes nos próximos anos. Falo em questão de obras e algumas mudanças estruturais que estão sendo feitas em algumas secretarias e que vão ter reflexos na prestação do serviço público.

 

Em que áreas Dois Irmãos pode melhorar e o que esperar do próximo ano?

Ederson Bueno – Uma das áreas que precisa melhorar é a da saúde, tendo em vista que as dificuldades são grandes, muito por falta de assistência do Estado. Temos algumas especialidades que são prestadas pelo Estado, como traumatologia e oftalmologia, que estão com a prestação de serviço bem ruim, mas a gente espera melhorias nessas áreas, pois o município tem feito alguns convênios inclusive para zerar as filas de cirurgia. O município também vem contratando mais médicos para dar conta da demanda no Pronto Atendimento (PA), hospital e pediatria. Também buscamos aprimorar e humanizar o atendimento nos postos, o que é uma cobrança da comunidade. Outro ponto que está passando por mudanças, inclusive foi cobrança minha e de outros colegas vereadores, é o setor de planejamento, que às vezes acabava demorando muito para fazer a avaliação de projetos. Assim como na saúde, a demanda cresceu muito e acabou tendo dificuldades, mas a carga horária dos profissionais foi alterada e isso deve gerar maior celeridade na avaliação de projetos.

 

Como analisa a divisão da base governista na eleição da presidência?

Ederson Bueno – Acredito que tenha sido algo até natural e de se esperar por conta da saída de um integrante do PP – o titular (Nilton Tavares) assumiu a Secretaria da Saúde e o suplente (Paulinho Gehrke) não tinha obrigações com o acordo que havia sido feito entre MDB e PP para a presidência no terceiro ano. A presidência está sendo pensada ano a ano, e acredito que se o titular da cadeira estivesse na Câmara, talvez nem se formasse outra chapa. Tivemos também um membro do MDB (Celina Christovão) que acabou compondo chapa do outro lado, até por algumas divergências que acabam surgindo, e isso é natural. Alguns vereadores também se mostram um pouco instáveis em relação ao seu posicionamento, mas acredito que passada a eleição tudo volte ao normal. A base do governo vai se manter firme e unida em 2023, e acredito que não haverá problema em relação a esse ponto.

 

O que aconteceu pode ter reflexos nos trabalhos em 2023?

Ederson Bueno – Como disse anteriormente, acredito que os ânimos já estarão acalmados e tudo transcorrerá de forma harmoniosa, como foi até agora. 2023 vai ser um grande ano para o Poder Legislativo.

 

O que significa ser presidente como seu pai foi, na Câmara que leva o nome dele?

Ederson Bueno – Sinceramente, é a realização de mais um sonho. A gente vem trilhando esse caminho e conquistando objetivos conforme o tempo vai passando. Sinto que meu pai, de várias formas, me ajudou principalmente no início por conta de todo o legado que construiu aqui no município. Isso acabou abrindo portas para mim, o que foi muito importante. Muitas pessoas confiaram inicialmente no meu trabalho por conta de já conhecerem o meu pai e toda a sua história. Eu me sinto muito feliz e honrado, e ao mesmo tempo sinto que tenho uma obrigação e uma responsabilidade de fazer o meu melhor o tempo todo para honrar o nome dele e entregar um trabalho de excelência para a nossa comunidade. Isso mexe com meus sentimentos de uma forma muito positiva, e eu tenho certeza de que, independentemente de onde estiverem, meu pai e minha mãe têm me ajudado neste trabalho.

 

Como será sua linha de trabalho? Tem algum projeto ou ação em mente?

Ederson Bueno – Vou prezar pela transparência, pela responsabilidade e pela inovação. Pretendemos fazer algumas mudanças estruturais na parte física. Vamos continuar com as melhorias que o Ramon (Arnold, presidente em 2022) já vinha fazendo e provavelmente faremos algumas mudanças no Regimento Interno. O presidente Ramon iniciou um trabalho de capacitação através de cursos que eu pretendo intensificar. Destaco que o trabalho do Elony (Nyland, presidente 2021) também foi muito bom, e vamos continuar na mesma linha. Vamos trabalhar para ter uma Câmara cada vez mais independente e propositiva, buscando sempre aproximar a casa do povo.

 

Sobre 2024, pensa em ser candidato a vereador novamente ou concorrer na majoritária?

Ederson Bueno – Essas questões acabam se definindo mais próximo das eleições; ainda temos um ano e meio até que as coisas comecem a se definir de fato. Eu trabalho com a certeza de que terei a oportunidade de me candidatar à reeleição como vereador, mas, caso meu grupo considere que seja necessário contribuir de outra forma, estarei pronto. Tenho me preparado para isso, e acredito que deva haver um apelo popular para que eu possa dar passos maiores na minha carreira como político. Acredito que esse apelo popular vai existir e já está existindo em alguns momentos muito como reflexo do nosso trabalho. Mas sempre pretendo agir com muita cautela; a gente vai construindo o nosso caminho de forma honesta e responsável, com um passo de cada vez, sem pressa.

 

Deixe uma mensagem de final de ano para os dois-irmonenses.

Ederson Bueno – Gostaria de agradecer a comunidade por todo o apoio que tenho recebido e pelas inúmeras demandas que chegam a mim todos os dias, pois é através dessas demandas que a gente sabe do que o povo realmente mais precisa e é dessa forma que a gente consegue trabalhar em busca das melhorias. Diria que somos repetidamente o que fazemos, portanto a excelência não é um ato, e sim um hábito. Que possamos nos habituar a fazer sempre o nosso melhor, buscando cada vez entregar mais. Desejo a todos um feliz Natal e um próspero Ano Novo. Que o ano de 2023 seja repleto de muitas alegrias, felicidades e de muita luta, pois sem luta não há conquistas. Espero que todos conquistem os seus sonhos no próximo ano.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela