Darlei Kaufmann / Ederson Bueno
A causa animal esteve na pauta da Câmara de Vereadores de Dois Irmãos na sessão de segunda-feira (22). Para Darlei Kaufmann (MDB), o município precisa evoluir nesta questão, pois ainda há muitos animais abandonados, soltos e maltratados.
– Infelizmente ainda vejo nossa cidade longe de ser considerada uma ‘cidade amiga dos animais’. Estamos tratando praticamente só dos efeitos, não tratamos diretamente a causa como deveríamos tratar, com um projeto de castração e ‘chipação’ eficiente e eficaz, com uma meta estabelecida de diminuir ano após ano o número de animais na associação. Tratar a causa é estimular a adoção através de auxílio para os tutores, desconto ou isenção de tributos; é firmar convênio para atendimento dos animais doentes e abandonados – comentou.
Ele lamenta que a casa de passagem está mais para depósito de animais.
– Acho que o Executivo, o Legislativo, a Associação (Amigos dos Animais) e a comunidade precisam trabalhar em harmonia. Percebo, e isso não é uma crítica, que a nossa administração não gosta muito de conselhos, mas penso totalmente o contrário. No meu entender, quem tem um pensamento liberal precisa chamar a comunidade para participar desses temas. A causa animal é algo que vem de dentro, vai além: para mim, é um sentimento. Essa causa tem que ser abraçada por todos nós – completou Darlei.
“É momento do município pensar em assumir o canil”
Ederson Bueno (MDB) destacou o trabalho desempenhado pelas voluntárias da Associação Amigos dos Animais de Dois Irmãos.
– Elas se esforçam muito, fazem o melhor que podem com os recursos que têm. A gente tem um abandono muito grande de animais e o canil está superlotado. É importantíssimo que a gente reative o projeto de castração; ele já iniciou e foi interrompido duas vezes. Na minha opinião, as voluntárias estão um tanto quanto sobrecarregadas. Acho que é momento do município pensar em assumir o canil, de fazer orçamentos para ver qual é o custo anual para que possa estar contratando uma empresa para fazer a gestão do espaço, e que as voluntárias continuem atuando, mas não de forma tão sobrecarregada, de ter toda a responsabilidade sobre os animais abandonados em Dois Irmãos. Que elas possam auxiliar talvez da mesma forma que as voluntárias do hospital fazem. Inclusive em conversa com o prefeito já vi que se tem a intenção de fazer isso – afirmou o parlamentar.
Segundo Elony Nyland (MDB), o fato de Dois Irmãos ter canil faz com que pessoas de outros municípios da região abandonem animais aqui.
– Eu gosto de cachorro, tenho um cachorrinho em casa e cuido, mas fui o único vereador a votar contra o projeto (do canil). É um problema sem fim, que cada vez avulta mais. Na época eu sugeri que fizessem então uma (casa de) passagem para idosos; vamos valorizar mais os idosos, as pessoas, porque cachorro cada vez vai ter mais. E não é por causa de Dois Irmãos, pois vem cachorro de Ivoti, Novo Hamburgo, Estância Velha e de outras cidades. O pessoal traz aqui porque sabe que tem canil – comentou.