(Foto: Divulgação)
Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado estadual Joel Wilhelm (PP) esteve na manhã de terça-feira (23) no Senado Federal. O parlamentar gaúcho foi acompanhado do presidente da Abicalçados, Haroldo Ferreira, para participar da importante reunião sobre a prorrogação da desoneração da folha de pagamento, que envolve 17 setores da indústria, entre eles o coureiro-calçadista.
O benefício fiscal terminará em dezembro deste ano. Na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado está sendo discutido a prorrogação. Durante toda a audiência, o deputado Joel destacou o impacto da medida para o setor coureiro-calçadista. “O setor emprega de forma direta mais de 90 mil pessoas e a cadeia produtiva representa 497 mil empregos diretos e indiretos no RS. Sem a prorrogação da desoneração, haverá desemprego, segundo estudos dos setores envolvidos”, disse o parlamentar. Na próxima semana, o assunto será novamente abordado na comissão. E, se aprovado, irá direto para votação na Câmara Federal.
Com a desoneração, as empresas recolhem um valor determinado por um percentual sobre a receita bruta, variando entre 1% a 4,5% de acordo com o setor. E a indústria deixa de contribuir com a Previdência, tornando o imposto mais justo para quem gera mais empregos. A audiência pública contou com a participação de 24 senadores, líderes de vários segmentos da indústria e representantes da esfera pública, como o Ministério da Fazenda.