SURGE O VALE GERMÂNICO

24/07/2019
A partir de agora, o Vale do Sinos passará a chamar-se turisticamente Vale Germânico, decidiram os prefeitos da AMVARS

A partir de agora, o Vale do Sinos passará a chamar-se turisticamente Vale Germânico, decidiram os prefeitos da AMVARS

Na tarde da última segunda-feira (22), em reunião do Conselho Estadual de Turismo, houve a aprovação da alteração do nome da Região Turística do Vale do Rio do Sinos para “Vale Germânico”. A definição da nova nomenclatura ocorreu durante a última reunião da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS), sob orientação do Fórum do Turismo do Vale do Sinos, que é integrado por 14 cidades, 11 delas sob jurisdição da AMVARS.
A alteração deve-se, basicamente, às características regionais que os municípios têm, pois são, em sua grande maioria, comunidades criadas por descendentes de imigrantes alemães. Deve-se, também, ao apelo turístico que esta característica germânica possui. Entre os aspectos que assumem esta marca, estão gastronomia, histórias locais, costumes e cultura em geral. O nome Vale do Rio dos Sinos ainda será utilizado para a utilização geográfica dos municípios. Já o Vale Germânico definirá fins turísticos.
A tradição germânica deixou marcas profundas em várias áreas da região, como na arquitetura, religião, educação, tradições e nos costumes. “Com a criação do Vale Germânico, poderemos ampliar o potencial turístico da região e atrair recursos para transformar nossas cidades em um polo turístico”, disse Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom.

Como funciona o processo?
O processo de alteração do nome da região turística iniciou no ano de 2018, com discussões entre gestores de turismo e comunidade, buscando uma adequação para que a região pudesse tornar-se mais atrativa para o turismo. O nome de Vale Germânico apresentou-se como uma possibilidade efetiva para que o turismo regional pudesse efetivar-se. O planejamento regional de turismo, a partir desta alteração, terá adequações para que os roteiros, rotas e divulgações tenham este apelo.
O novo nome deve ser lançado nos próximos meses, com a efetivação dos municípios da Região Turística. A atualização da Região Turística deve ser confirmada em setembro, pelo Ministério do Turismo, e contará com nove municípios: Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Santa Maria do Herval, Sapiranga e São Leopoldo. Atualmente, a secretaria executiva da regional turística está com a turismóloga Juliana Kroetz, de Campo Bom. E, já na reunião de agosto, a regional deverá efetivar as primeiras alterações e iniciar o planejamento estratégico com as novas diretrizes de Vale Germânico.


Tânia da Silva – Dois Irmãos
- Para nós significa resgatar e mostrar a importância que a imigração alemã teve em nossa região e, principalmente, fomentar ações para que esta e as próximas gerações continuem respeitando e valorizando nossa cultura.


Carla Chamorro – Morro Reuter
- É uma adequação à política de regionalização do turismo, no sentido de atender melhor as demandas dos municípios da região. Nós estamos nos adequando na intenção de termos mais formas para pleitear recursos na área do turismo.


Mara Stoffel – Santa Maria do Herval
A denominação vem de encontro com nossa identidade e também para valorização da nossa história na arquitetura, gastronomia e cultura. Temos muito a mostrar daquilo que os nossos antepassados nos deixaram, e explorar turisticamente é excelente.



Tânia, Carla, Mara e Luciano


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela