(Foto: Divulgação)
Alunas do 3º ano do Ensino Médio da escola estadual João Wagner, de Morro Reuter, as estudantes Maísa Posowitch, 17 anos, Marina Bauer Fleck, 18 anos, e Thamiris Zimmer Sewald, 18 anos, foram destaques na MostraClak, a Feira de Ciência e Tecnologia do Colégio Luterano Arthur Konrath, de Estância Velha, realizada nos dias 12 e 13 de setembro, e garantiram participação na Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina (FECITEC), no Paraná.
A conquista veio através do projeto “O segredo da casca: Pesquisa científica da farinha da casca do ovo”, que é desenvolvido desde 2023 com o objetivo de “averiguar como os nutrientes da casca do ovo podem ajudar na reposição de cálcio, magnésio e potássio de uma forma saudável e economicamente viável para idosos, colaborando para a manutenção de um corpo saudável através da ingestão desses elementos que se encontram na casca dos ovos”.
Projeto de extensão proposto pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Setor Palotina, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fecitec ocorre na próxima segunda-feira, dia 30 de setembro, e para participar do evento científico as estudantes seguem arrecadando recursos. O investimento é de R$ 4 mil. “Para que possamos levar essa iniciativa adiante e representar nosso trabalho e cidade nesse evento, estamos buscando patrocinadores que compartilhem do nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade. O patrocínio será essencial para cobrir despesas como transporte, acomodação e divulgação do projeto”, destacam as alunas.
Quem quiser colaborar com o grupo, pode realizar doações através das seguintes chaves Pix: osegredodacasca@gmail.com (e-mail) e 1664611f-ddf7-43b4-8dfb-beb30e88a8ad (aleatória).
Projeto foi iniciado em 2023
De acordo com o grupo, o projeto “O segredo da casca: Pesquisa científica da farinha da casca do ovo” foi criado em 2023, quando conquistou o 2º lugar na Feira de Iniciação Científica (Feinic) da escola João Wagner. No mesmo ano também participou da 6ª Morro Reuter Científica e da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo.
Já em 2024, o projeto venceu a feira da escola e a do município, garantindo, então, participação na MostraClak. Ainda este ano, as alunas irão apresentar o trabalho novamente na Mostratec e na Mostra Científica da Secretaria Estadual da Educação (Seduc).