(Foto: Divulgação)
Recordista de votos para vereador, Ederson Bueno (MDB) vai para o segundo mandato consecutivo na Câmara Municipal. Ele conquistou 2.087 votos na eleição de 6 de outubro, superando a votação de Tânia da Silva em 2008 (2.055) e melhorando muito o próprio desempenho em relação a 2020, quando havia feito 1.185 votos.
Em entrevista ao Jornal Dois Irmãos, Ederson analisou a sua extraordinária votação, o trabalho do primeiro mandato e o que esperar dos próximos quatro anos:
O que significa ser o vereador mais votado da história de Dois Irmãos?
Ederson – Para nós, e digo nós por conta da equipe que trabalhou na campanha, tem um significado muito grande. Também passa uma condição de responsabilidade muito grande em relação ao mandato, em relação à confiança que as pessoas depositaram no nosso trabalho. Também acho que é muito fruto do trabalho que foi realizado nos últimos quatro anos, do empenho, da dedicação, do respeito com as pessoas, da proximidade com a comunidade, da disponibilidade de tempo para andar junto e lado a lado com o povo.
Esperava, realmente, fazer uma votação tão expressiva?
Ederson – A gente fazia algumas contas e sentia, andando na rua e fazendo campanha, que iríamos ficar entre os três primeiros. A expectativa era fazer mais de 1.500 votos, e conseguimos atingir a meta e passar um pouco. Não acreditava que desse para passar de 2 mil votos; por conta de ter um número grande de candidatos, poderia fragmentar bastante, mas graças a Deus deu tudo certo e a gente conseguiu fazer história.
O que esperar do vereador Ederson Arantes Bueno nos próximos quatro anos?
Ederson – Mais empenho, mais dedicação, mais experiência. A gente vem buscando também adquirir conhecimento em algumas áreas que tenham relação com a gestão pública, com o Legislativo, com o Executivo, e me sinto bem mais preparado agora do que estava na primeira eleição. Acredito que os resultados também vão ser melhores que os resultados que a gente apresentou nos primeiros quatro anos. A gente vai seguir trabalhando com muito empenho, novamente dedicando a maior parte do tempo para a vereança, fazendo da vereança a minha função principal, andando junto aos bairros para saber quais são problemas e levando essas demandas junto ao portador da solução.
Existe algum projeto ou área específica em que pretende focar?
Ederson – Acredito que a área da saúde seja primordial. Andamos muito de casa em casa durante o período eleitoral, e a população tem uma grande preocupação com essa área. A gente sabe que a parte educacional é fundamental, que investir em educação é investir no futuro; também temos algumas áreas de infraestrutura que estão sendo melhoradas, mobilidade urbana, segurança pública... Mas acredito que, se tivesse que escolher uma para focar mais, escolheria a saúde. Algumas melhorias foram atendidas, foi feito um contrato novo muito bem elaborado para a gestão do hospital e do PA (Pronto Atendimento); o Ana Nery vem fazendo melhorias significativas, a gente vem investindo na aquisição de equipamentos, como o tomógrafo que foi adquirido recentemente pelo município. Eu mesmo consegui várias emendas para a saúde, com deputados federais que são parceiros do nosso mandato, mas acredito que ainda dá para melhorar mais, pois há uma cobrança séria da população. A gente pretende apresentar algumas propostas já no primeiro ano de mandato em relação a esse tema.
A presidência da Câmara está entre suas metas? Existe algum acordo dentro da situação?
Ederson – No primeiro mandato, fui presidente no terceiro ano. A gente fez uma votação muito expressiva e histórica, então acredito que seja um processo quase que natural. A gente esteve conversando com os novos eleitos e também com os reeleitos, e acredito que não vai haver nenhuma divergência entre as bancadas do MDB e do PP. Se o partido julgar que é importante que a gente assuma a presidência, que a gente está preparando, nós vamos estar pleiteando um dos quatro anos.
O seu nome foi especulado como possível candidato a vice-prefeito já nesta eleição. Para 2028, tem a pretensão de concorrer a outro cargo, como prefeito ou vice?
Ederson – Realmente, nesse último pleito se especulou meu nome para ser candidato a vice-prefeito. A gente fez algumas pesquisas, obteve bons resultados, e obteve um excelente resultado na eleição para vereador. Tenho me preparado, ainda temos quatro anos pela frente, em que a gente vai poder trabalhar com seriedade, de forma árdua em prol da nossa população. Esse período que passei na Câmara, dos primeiros quatro anos, já me ensinou muito, e acredito que os próximos quatro vão me ensinar ainda mais. Pretendo estar preparado para concorrer a alguma vaga no Executivo, se for da vontade do partido. Lembro que sou um soldado do partido, então, se o partido decidir que é a hora certa, a gente vai estar pronto. Mas, caso a oportunidade não surja, vamos estar trabalhando em prol do coletivo. A decisão sempre será do grupo, e cabe a mim trabalhar com seriedade e estar preparado caso a oportunidade venha a aparecer.