Fonte: Cineclube Dois Morros
Após uma incursão pelo cinema clássico na mostra sobre a Era Dourada do Cinema Japonês, o Cineclube Dois Morros segue agora para o ciclo sobre os “novos cinemas”, começando com um dos maiores marcos da Nouvelle Vague.
A “Nova Onda”, em francês, foi um dos vários movimentos vanguardistas que, entre o fim dos anos 50 e ao longo da década seguinte, irromperam mundo afora subvertendo a estética do cinema clássico, quebrando velhas regras e criando novos formatos.
Para sua 11ª sessão, o projeto exibirá o mais destacado filme da diretora Agnès Varda, uma das únicas figuras femininas da Nouvelle Vague e também precursora desta, tendo dirigido “La Pointe Courte” já em 1955. A exibição do longa-metragem “Cleo das 5 às 7” (1962) ocorrerá nesta sexta-feira (25), às 19h, no Teatro Adriano Schenkel (Curto Arte). A entrada é franca.
No filme, Cléo, uma jovem cantora, perambula pela cidade enquanto aguarda os resultados de um exame médico, ficando cada vez mais aflita com a possibilidade de estar com câncer. A duração é de 1h30min.
SAIBA MAIS
O Cineclube Dois Morros é uma iniciativa de cinéfilos locais, que promovem sessões de filmes clássicos e cult seguidas de debates. Tentando suprir a ausência de sessões de cinema em Dois Irmãos, o projeto vem trazendo uma alternativa aos amantes da sétima arte, ao exibir gratuitamente filmes que normalmente estão indisponíveis até mesmo em redes de cinema comerciais.