Vereadores voltam a debater situação da saúde pública em Dois Irmãos

25/03/2022
(Foto: Octacílio Freitas Dias)

(Foto: Octacílio Freitas Dias)

A procura por atendimento na Emergência 24h de Dois Irmãos segue elevada. Na última semana, mais precisamente de 11 a 21 de março, foram realizados 2.757 atendimentos, média de 250 por dia. Na sessão de segunda-feira (21), o assunto voltou à pauta.

– A coisa não está andando na saúde; já não andava e agora piorou. É dengue e mais dengue, mas acho que na verdade eles estão fazendo é ‘dengo’ para não atender as pessoas. É uma vergonha o que estão fazendo com as pessoas na nova Emergência. Aí o vereador cobra para colocar mais médicos e parece que fazem ao contrário – ontem (domingo) tinha só um médico lá, foi o que me passaram. O povo paga um imposto louco e não tem uma saúde digna – disparou Paulino Renz (PDT).

Elony Nyland (MDB) rebateu a informação levantada pelo colega, citando os nomes de seis médicos e o número de pacientes atendidos por cada um.

– Temos que primeiro ver a veracidade dos fatos, depois se pronunciar.

O líder de governo também pediu respeito aos profissionais da área.

– Parece que a cada ano que passa as pessoas estão mais doentes. Se pegar uma estatística de Dois Irmãos, de três anos pra cá mais que duplicaram os exames, as consultas. É fácil criticar, mas eu quero ver ir lá fazer. Primeiro tem que entender de saúde pública, ser profissional de saúde pública. Eu elogio a cobrança, vereador, tem que cobrar mesmo, mas com calma. Vamos respeitar os nossos funcionários da saúde, que estão trabalhando duramente. É lógico que tem problemas pontuais, e não é de hoje, é de sempre e vai ter cada vez mais. Todos os setores tem problemas Brasil afora. Mas ainda temos que erguer as mãos para o céu, pois Dois Irmãos está muito bem servida de profissionais e de serviços prestados – completou.

Nilton Tavares (PP) reconheceu que existem gargalos.

– No dia a dia a gente recebe demandas do nosso Pronto Atendimento. Pelo que sei, o município contratou em regime de urgência mais dois médicos, e às vezes ainda não estão dando conta. Quando converso com o diretor do hospital, ele sempre se mostra franco e aberto ao diálogo, reconhece que tem problemas e sempre busca dar as respostas. Torcemos para que esse quadro da dengue arrefeça, e isso passa muito pela questão das pessoas tomarem as medidas preventivas para que o mosquito não consiga proliferar – comentou.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela