Fonte: ACI
Levar informações sobre mercado de trabalho, empreendedorismo e educação financeira, entre outras, a alunos de escolas da região e auxiliar em suas escolhas pessoais e profissionais. Este é um dos objetivos do Projeto ACI Talks, ciclo de bate-papos rápidos que será realizado a partir da próxima semana, pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos.
Com o slogan Experiência que Agrega, a iniciativa vai beneficiar alunos do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, do EJA e jovens do Projeto Vencer, da Fundação Semear. Eles terão a oportunidade de conhecer as experiências de mais de 40 profissionais, de diferentes áreas e empresas, que integram os comitês internos da entidade e voluntariamente participam da iniciativa. Divididos em duplas, durante um ou dois períodos de aula, os voluntários vão realizar um bate-papo informal com alunos de escolas municipais, estaduais e particulares das cidades que integram a área de atuação da ACI, cujas secretarias de educação são apoiadoras do projeto. As escolas interessadas em participar devem entrar em contato com a ACI (através do e-mail lilian@acinh.com.br), que irá definir, juntamente com os profissionais, os dias e horários em que o bate-papo será realizado, sem qualquer custo para os estabelecimentos e os municípios.
O presidente da ACI, Diogo Leuck, diz que a informação tem o poder de transformar a vida de uma pessoa. “O Projeto ACI Talks tem caráter formativo e pretende, por meio de palavras e exemplos, orientar futuros cidadãos para uma vida baseada no bem e uma carreira profissional de sucesso, seja ela qual for”, afirma.
Compartilhamento de experiências
Coordenadora do projeto, a vice-presidente de educação e cultura da entidade, Cristine Schneider da Rocha, acrescenta que o compartilhamento de experiências ajudará os jovens a identificarem o que pretendem em relação ao futuro, num momento em que se aproxima o fim de uma etapa e o início de outra da vida escolar. “Teremos um período de trabalho intenso, pois há muitas escolas interessadas em participar do projeto, que terá impacto, em alguns anos, sobre a oferta de mão de obra às empresas da região”, explica.
No final de 2022, foi realizada a fase de testes do projeto com alunos do 9º ano de escolas municipais de Dois Irmãos. Cerca de 40 alunos participaram do bate-papo. “Tivemos resultados muito positivos, o que nos ajudou a formatar e desenvolver o projeto este ano”, finaliza Cristine.