Baixa procura é registrada em todo o Estado
Faltando duas semanas para o fim da campanha de vacinação contra a gripe, Dois Irmãos vacinou apenas 5.749 pessoas, o que corresponde a 57% do público alvo, formado por 10.061 moradores.
De acordo com a enfermeira Melissa Pereira Bolson, responsável pelas imunizações no município, a campanha deve ser prorrogada. Segundo ela, a baixa procura pela vacina se deve ao fato de as pessoas estarem aguardando a imunização contra a Covid-19. É necessário respeitar um intervalo de 14 dias entre os imunizantes. Atualmente, a campanha da gripe está na sua terceira e última etapa, que é voltada a pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e forças de segurança e salvamento. Esta fase encerra oficialmente no dia 9 de julho.
De acordo com a enfermeira Melissa, até aqui, no município, foram vacinadas 1.449 crianças de 6 meses até menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), 162 gestantes, 28 puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), 419 trabalhadores da saúde, 435 professores, 2.729 idosos e mais 527 pessoas com comorbidades, trabalhadores do transporte e salvamento, entre outros.
BALANÇO ESTADUAL
No Rio Grande do Sul, de acordo com dados do painel da Campanha de Vacinação Contra a Influenza do Ministério da Saúde, a menor cobertura registrada é entre os idosos, com 50,7%, seguidos das gestantes e trabalhadores de saúde, cada um com 53,2%. O grupo de puérperas alcançou 58,8% do público-alvo e de crianças de zero a seis anos chegou a 61%. A população indígena foi a mais vacinada até agora, alcançando o maior percentual de cobertura, com 78,8% de imunização. A meta é vacinar 90% da população estimada nos grupos prioritários, de 5 milhões de pessoas.