Variante indiana da Covid já foi detectada em ao menos 53 países e territórios, diz OMS

26/05/2021
Fonte: AFP

Fonte: AFP

A variante indiana da Covid-19 foi oficialmente detectada em 53 territórios, de acordo com um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) publicado nesta quarta-feira (26). No entanto, a entidade recebeu informações de fontes não oficiais indicando que a cepa B.1.617 foi encontrada em sete outros locais, o que elevaria o número para 60. De acordo com o relatório, a variante demonstrou ser mais contagiosa, enquanto o grau de gravidade e o risco de infecção são investigados.

Na semana passada, foram registrados mais de 4,1 milhões de novos casos de coronavírus e 84 mil óbitos no mundo, o que representa uma queda de 14% e 2%, respectivamente, em relação à semana anterior. A maior redução de casos foi registrada na Europa e no Sudeste Asiático, segundo a organização. O número de casos registrados nas Américas, no leste do Mediterrâneo, na África e nas regiões do oeste do Pacífico são semelhantes aos relatados na semana anterior. “Apesar da tendência geral de diminuição dos casos nas últimas quatro semanas, a incidência de casos e mortes de covid-19 continua alta, e aumentos significativos foram observados em muitos países”, alerta o documento.

O maior número de novos casos nos últimos sete dias foi registrado na Índia (1.846.055, queda de 23%), no Brasil (451.424, alta de 3%), na Argentina (213.046, alta de 41%), nos Estados Unidos (188,410, queda de 20%) e na Colômbia (107,590, queda de 7%).  Até o momento, foram detectadas quatro variantes de covid-19, vírus que surgiu no final de 2019 na China: britânica (B.1.1.7), sul-africana (B.1.351), brasileira (P.1) e Índia (B .1.617). “A evolução do vírus é esperada e quanto mais o SARS-CoV-2 circula, mais oportunidades ele tem de evoluir”, diz o relatório. “Reduzir o contágio por meio de métodos de controle de doenças estabelecidos e comprovados é parte essencial da estratégia global para reduzir as mutações que têm implicações negativas na saúde pública”, alerta a organização.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela